Sobre a Revista

POLÍTICAS DE SEÇÃO


A Revista Científica Foz é uma iniciativa do programa de mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré. Este é um periódico de cunho interdisciplinar, com periodicidade semestral e ahead of print.

O escopo da revista é a consolidação de uma produção científica no norte do Espírito Santo, valorizando a regionalidade e os regionalismos, assim como as especificidades e diversidades locais em termos de Brasil e do mundo.

Recebemos artigos preferencialmente das áreas de humanidades, ciências sociais, ciências jurídicas e ciências econômicas. Com foco em educação, planejamento e gestão social. 

A revista aceita submissões de artigos originais, entrevista, resenhas e traduções de temática livre.

Primeiramente, é realizada verificação de plágio por meio do "Grammarly", após essa fase, o processo de avaliação inicia-se com a revisão prévia (desk review) realizado pelos editores, posteriormente os artigos são enviados para avaliação por pares, duplo cega, e, por fim, o artigo segue para edição, momento em que podem ser solicitadas novas revisões de estilo.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os artigos enviados para publicação na Revista Científica Foz deverão ser inéditos e originais. Após apreciação do Conselho Editorial, serão direcionados para no mínimo avaliação de dois pareceristas externos alheios à sua equipe editorial e que possuam especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo dos trabalhos sob apreciação.

Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse em que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e veme declarar-se não qualificado para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.

Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer favorável condiconado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como o0 direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem seu conteúdo.

Os pareceres deverão apresentar uma apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, revelando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique a reformulação, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e/ou páginas, conforme o caso.

Por fim, é enviada a decisão editorial para os autores, podendo ou não, de forma fundamentada, acatar a decisão dos pareceristas.

 

 

PERIODICIDADE

A Revista Científica Foz é uma publicação eletrônica semestral, de acesso livre, publicada pelo Programa de Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional da Faculdade Vale do Cricaré - FVC. Extraordinariamente, poderão ser publicadas outras edições.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista Científica Foz é de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e académica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet. Link: Creative Commons Attribution 4.0 International License

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

REGRAS DE SUBMISSÃO 

1. Os artigos devem conter entre 15 e 30 páginas, incluindo as referências. Aos editores fica facultada a possibilidade de liberar artigos fora do padrão referido; 

2. Os artigos obrigatoriamente devem conter título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol. 

2.1 O título não deve ultrapassar duas linhas, devendo ser centralizado, fonte Times New Roman 14, em negrito; 

2.3 Os títulos devem ser em português, inglês e espanhol, nesta ordem, e deverão ser centralizados, fonte Times New Roman 14, em itálico; 

2.3 Os resumos devem ser em português, inglês e espanhol, respectivamente, e ter no máximo 5 (cinco) linhas; 

2.4 O artigo deve conter no máximo cinco palavras-chave logo após cada resumo no respectivo idioma; 

3. Não serão aceitos artigos com mais de 3 autores, salvo liberação dos editores; 

4. As laudas devem ser em A4; 

4.1 Margens superior e esquerda de 3 cm, margem inferior e direita de 2 cm; 

4.2 Alinhamento justificado; 

4.3 Fonte Times New Roman, tamanho 12 para corpo do texto; 

4.4 Espaçamento entrelinhas de 1,5; 

4.5 A primeira linha de cada parágrafo deve possuir espaço de 1,5 cm em relação à margem esquerda; 

5. As notas devem ser sucintas, redigidas em rodapé, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 10, e numeradas ao longo do texto, conforme regras da ABNT reproduzidas abaixo nas “Orientações para citações e referências”; 

6. Os arquivos devem ser submetidos com o título do trabalho (ex. titulo.doc ou título.rtf), de modo a não permitir a identificação dos autores; 

7. Os textos escritos em português deverão seguir o novo Acordo Ortográfico da Li?ngua Portuguesa. Os autores também são responsáveis pela correção ortográfica do texto; 

8. Os arquivos devem ser enviados em extensão word 97 (.doc) ou em Rich Text Format (.rtf);

9. Os autores deverão utilizar as normas da ABNT para citações (NBR 10520) e para referências bibliográficas (NBR 6023). A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido mencionados no texto são da responsabilidade dos autores;

10. Os autores devem verificar que não há nenhum tipo de identificação no arquivo, nem no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo enviado, o que inclui, a título exemplificativo:

10.1 Citação de orientador, ex: conforme o professor Dr. que realizou orientação deste trabalho

10.2 Citação de trabalho desenvolvido pelo próprio autor remetendo a ele mesmo, ex: "conforme trabalho já publicado de autoria própria"

10.3 Referência ao nome do "proprietário" do arquivo ou ao usuário que realizadou a "última modificação" (Ver em: propriedades do arquivo word)

 11. Antes de enviar o autor deve se comprometer a passar o arquivo no sistema de plágio, preferencialmente o "Grammarly"

Algumas regras gerais para a devida normalização dos artigos enviados: 

As citações diretas longas, isto é, com mais de três linhas, devem ser apresentadas sem aspas, em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm em relação a? margem esquerda, letra tamanho 10, espaçamento simples. 

As citações curtas, isto é, com até três linhas, deverão ser incorporadas no corpo do texto entre aspas. 

As referências das citações diretas e indiretas no corpo do texto devem seguir o Sistema Alfabético, também chamado de sistema autor-data, que apresenta a fonte da citação no corpo do texto de forma parcial. 

Ex.: SOBRENOME DO AUTOR, ano da publicação, página em que se encontra a referência. Ex.:(HARVEY, 1980, p. 20). 

No caso de homepages ou web sites, indicar o endereço eletro?nico no corpo do texto. Exemplo: (www.ivc.br), indicando a referência completa na bibliografia final. 

Fonte: Adaptação da Revista Direito & Práxis (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/about/submissions)