Edições anteriores

  • Revista Científica FOZ: Metamorfoses do Planeta: Explorando as Mudanças Globais
    v. 6 n. 2 (2023)

    Na edição especial "Metamorfoses do Planeta: Explorando as Mudanças Globais," mergulharemos profundamente nas transformações que moldam o nosso mundo. Esperamos pesquisas que apresentem análises inovadoras e descobertas surpreendentes sobre uma ampla variedade de tópicos que vão desde as mudanças climáticas e ambientais até as transformações socioculturais e tecnológicas.

    Nossa intenção é que nossos leitores sejam conduzidos por uma jornada emocionante para entender as complexas interações entre a humanidade e o planeta. Destacaremos artigos de ponta que explorem os desafios críticos que enfrentamos, bem como as soluções inovadoras que estão moldando o futuro.

  • Revista Científica FOZ: Impactos da tecnologia na educação e sociedade
    v. 6 n. 1 (2023)

    Este dossiê tem como objetivo aprofundar o debate acerca de múltiplas formas de tecnologias e como elas têm influenciado o modo de educar e o modo de viver. Pesquisar os diferentes sujeitos, suas estratégias e os conteúdos das propostas em disputa é central para analisar as relações entre o humano e o tencnológico. No atual contexto, este debate se faz urgente quando refletimos sobre suas implicações para o processo de evolução sistêmica e comportamento humano. Assim, a Revista Científica Foz, por meio desta edição, propõe discutir sobre as várias formas tecnologias e como elas implicam no comportamento como sociedade e educação. 

  • Revista Científica FOZ
    v. 5 n. 1 (2022)

    Ainda seguindo o fluxo da normalização das publicações da Revista Foz, estamos muito animados em apresentar importantes pesquisas no campo da ciência. As edições de 2022 também foram compactadas em uma única edição e, assim, será publicado apenas um número do volume. Esse número conta com a publicação de 6 artigos, uma entrevista e um artigo internacional convidado traduzido para o português, em uma edição de temática livre. A equipe editorial espera e trabalha intensamente para que as publicações estejam normalizadas no ano de 2023 em diante.

  • Revista Científica FOZ: meio ambiente e desenvolvimento regional
    v. 4 n. 1 (2021)

    Essa é uma edição de reerguida, reestabelecimento e retomada! Agradacemos todos os autores que confiam no nosso trabalho e nossos pareceristas e avaliadores que não medem esforços para que essa revista permaneça disseminando informação e ciência de maneira responsável. 

  • Revista Científica FOZ
    v. 3 n. 2 (2020)

    O ano de 2020 foi um ano muito duro para todos e teve grandes reflexos nas publicações acadêmicas, o fluxo de artigos recebidos nas revistas diminuiu significativamente. Ainda assim, a Revista Foz vem se consolidando e garantindo, acima de tudo, a publicação de trabalhos comprometidos com a produção acadêmica prezando pela qualidade dos artigos.

  • Revista Científica FOZ: Dossiê Águas
    v. 3 n. 1 (2020)

    É com enorme satisfação que damos mais um grande passo, anunciamos a publicação do nosso terceiro dossiê temático, dossiê: águas. E é com muita alegria que juntos comemoramos a consolidação de dois anos de Revista Foz. Tratando do tema "águas" enquanto múltiplo, estimulamos o envio de artigos sobre recursos hídricos, águas interiores, água potável, águas subterrâneas, chuvas, escassez hídrica, poluição hídrica, barragens, comunidades tradicionais, conflitos e desastres ambientais, educação ambiental, planejamento territorial, etc. Nesse sentido, a proposta é de um dossiê que mostre os diferentes aspectos que o termo "'águas" pode abarcar, perpassando as interdisciplinaridades possíveis.

  • Revista Científica FOZ: Multiplicidades do Desenvolvimento
    v. 2 n. 2 (2019)

    É com enorme satisfação que damos mais um grande passo, anunciamos a publicação para nosso segundo dossiê temático, Multiplicidades do Desenvolvimento. Tratando do tema desenvolvimento enquanto múltiplo, recebemos artigos sobre cidade, desigualdades, crescimento, desenvolvimento, regionalidade, globalização e responsabilidade internacional ambiental. Nesse sentido, a proposta foi de um dossiê que mostrasse os diferentes aspectos que o termo desenvolvimento pode abarcar, perpassando as interdisciplinaridades possíveis.

  • Revista Científica FOZ
    v. 2 n. 1 (2019)

    Quando pensamos esse dossiê, algumas perguntas vieram, a primeira e mais marcante delas foi “quais as conexões entre os nortes do Brasil, considerados aqui enquanto múltiplos?”, a resposta para essa e todas as outras perguntas claramente não viria nesse dossiê, dependeria de projetos de pesquisa em longo prazo. Mas, então, por que pensar isso? Porque acreditamos no potencial da discussão e no desbravamento de territórios ainda pouco navegados. E, tendo como máxima, sempre, os dizeres de Renato Nalini Ribeiro “não há pior inimigo do conhecimento que a terra firme”, nos lançamos no Norte do Brasil.

  • Revista Científica FOZ
    v. 1 n. 3 (2019)

    Mantendo nosso compromisso com a divulgação e produção acadêmica a Revista Científica Foz, do programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação e Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional da Faculdade Vale do Cricaré-FVC lança mais um número. Nesta edição extraordinária, demonstramos findar nossa fase de primeiras apresentações e aqui já exibimos ao leitor uma clara consolidação de nossa identidade: trata-se de um periódico científico interdisciplinar qualificado, construídos por mentes nacionais e internacionais, comprometido com a regionalidade capixaba e nacional sem, contudo, perder de vista o debate e produção acadêmica de fora do país.

  • Revista Científica FOZ
    v. 1 n. 2 (2018)

    A Revista FOZ em seu segundo número vem a expandir à produção do conhecimento construída há mais de duas décadas pela Faculdade Vale do Cricaré (FVC). Como o Rio Cricaré, o objetivo do conhecimento é perpassar os territórios, extrapolar fronteiras. É, portanto, com esse intuito que, alcançamos terras ainda mais distantes. Reformulamos o sítio eletrônico, incluímos todo o sistema no Open Journal System, todos os trabalhos passaram a ter resumo em espanhol e inglês, além do resumo em português e convidamos renomados nomes nacionais e internacionais para a composição do Conselho Editorial.

    O alcance da Revista e sua consolidação como referência na produção do conhecimento é comprovado pela recepção de artigos de professores doutores, assim como trabalhos em língua estrangeira e trabalhos de inúmeros estados. É com grande honra que iniciamos nosso segundo número com uma entrevista inédita, “De Mariana à Mariana”, e um Dossiê, também inédito, retratando os três anos do maior desastre socioambiental do Brasil. 

  • Revista Científica FOZ

    Revista Científica FOZ
    v. 1 n. 1 (2018)

    A Revista Científica Foz é uma iniciativa do programa de mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional da Faculdade Vale do Cricaré. Este é um periódico de cunho interdisciplinar, com periodicidade semestral e fluxo contínuo.

    O escopo da revista é a consolidação de uma produção científica no norte do Espírito Santo, valorizando a regionalidade e os regionalismos, assim como as especificidades e diversidades locais em termos de Brasil e do mundo.

    A revista aceita submissões de artigos originais, entrevista, resenhas e traduções de temática livre.

    O processo de avaliação inicia-se com a revisão prévia (desk review) realizado pelos editores, posteriormente os artigos são enviados para avaliação por pares, duplo cega, e, por fim, o artigo segue para edição, momento em que podem ser solicitadas novas revisões de estilo.

    Este primeiro número foi publicado no 1º semestre de 2018.