A Feira do Peixe, a Feira do Açaí

Autores

  • Thayla Fernandes da Conceição

Palavras-chave:

Belém do Pará, Feira do Açaí, Feira do Peixe

Resumo

Este ensaio busca apresentar, de forma geral, traços culturais paraenses (no caso, belenenses, ou “papa-xibé”), com foco na Feira do Peixe e na Feira do Açaí. Estas feiras acontecem pela madrugada nos arredores do Mercado Ver-o-peso e abastecem a cidade diariamente com elementos fundamentais à sua cultura e à sua existência enquanto lugar. Aqui, portanto, deixo um breve registro textual e imagético deste lugar de onde venho, buscando apresentá-lo e celebrar os trabalhadores e trabalhadoras ribeirinhos que servem de motor para a perpetuação destas culturas.

Biografia do Autor

Thayla Fernandes da Conceição

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF), advogada (FDV), cientista social (UFES), professora substituta de Sociologia da Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ), estudante de direção cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR/RJ), artista.

Referências

Belém do Pará, Thayla Fernandes, 2019

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

Conceição, T. F. da. (2019). A Feira do Peixe, a Feira do Açaí. Revista Científica Foz, 2(1), 13. Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/114

Edição

Seção

Dossiê de fotos