Percepção da população de Pinheiros a respeito da Reserva Biológica Córrego do Veado

Autores

  • Lorrayne Alves Ferreira Faculdade Vale do Cricaré
  • José Geraldo Ferreira da Silva Faculdade Vale do Cricaré

Palavras-chave:

Educação ambiental, Comunidade, Projetos

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre a visão dos moradores do município de Pinheiros-ES a respeito da Reserva Biológica Córrego do Veado. Para tal foi aplicado um questionário a 300 moradores do município. Os dados revelaram a necessidade de criar projetos de educação ambiental que envolva o público adulto da região de modo a mostrar a relevância desta REBIO para a região como um todo.

Biografia do Autor

Lorrayne Alves Ferreira, Faculdade Vale do Cricaré

Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação pela Faculdade Vale do Cricaré (ES), Bióloga (UNEB) e Engenheira Florestal (Faculdade Pitágoras). Educadora na Educação Básica

José Geraldo Ferreira da Silva, Faculdade Vale do Cricaré

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, Professor do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

_____. Lei de n. 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Maio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação e dá outras providencias. Brasília, 1981.

_____. Lei n. 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre Educação Ambiental, Institui a política Nacional de Educação e dá outras providencias. Brasília: Imprensa Oficial, 1999.

_____. Lei 11.428. de 22 de dezembro de 2006. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica. Brasília, 2006.

_____. Programa Nacional de Educação ambiental (PRONEA). Brasília: MMA, 2005.

CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CHIARELLO, A. G. Effects of fragmentation of the Atlantic forest on mammal communities in south-eastern. Brazil. Biological Conservation, v.89, n.1. 1999.

DIAS, L. S.; LEAL, A. C.; CARPI JUNIOR, S. Educação ambiental, conceitos, metodologias e práticas. 1. ed. Tupã, SP: ANAP, 2016.

IBGE. Pesquisa sobre população. 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br Acesso em: 15 de mar. 2018.

ICMBIO - INSTITUTO CHICO MENDES DE BIODIVERSIDADE. Plano de Manejo da Reserva Biológica do Córrego do Veado. 2000. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2141. Acesso em: 10 de mar. 2018.

_____. Sumário Executivo. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 2016.

IPEMA - Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica. Conservação da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo: cobertura Florestal e Unidades de conservação - programas centro para a Conservação da Biodiversidade /Conservação Internacional do Brasil. Vitória. 2005.

MOSCAL, J. dos S. Caracterização socioambiental do entorno da Reserva Biológica Córrego do Veado no Estado do Espirito Santo. Artigo de conclusão de curso de Especialização em Análise Ambiental da Universidade Federal do Paraná, 2012. 27f.

SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 2. 2005.

SILVA, M. do S. F.; JOIA, P. R. Educação Ambiental: a participação da comunidade na coleta seletiva de resíduos sólidos. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Três Lagoas, v.5, n. 7, 2008.

STAPP, W, WALS, A; STANKORB, S. Environmental education for empowerment: action research and community problem solving. Iowa: Kenda//Hunt Publishing Company,1996.

Downloads

Publicado

2021-05-16

Como Citar

Ferreira, L. A., & Ferreira da Silva, J. G. . (2021). Percepção da população de Pinheiros a respeito da Reserva Biológica Córrego do Veado. Revista Científica Foz, 3(2), 18. Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/198

Edição

Seção

Artigo de temática livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)