Avaliação da Aprendizagem em Matemática

interlocuções a luz da Teoria Histórico Cultural

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Kelma Gomes Mendonça Ghelli

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem em Matemática, Ensino de Matemática , Perspectiva Histórico-Cultural, Formação de Professores.

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em investigar sobre a Avaliação da Aprendizagem em Matemática na perspectiva Da Teoria Histórico-Cultural.  Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, apoiada em teóricos que embasaram a pesquisa como: Buriasco (1998), Ponte, Brocardo e Oliveira (2003), Abrantes (2001), Rabelo (1998), Matos (1996), Machado (1995), Luckesi (1996), Hoffmann (1991), Vygotsky (1998) dentre outros.  A coleta de dados e analise da pesquisa  apresentou elementos norteadores da Teoria Histórico-Cultural, a se repensar a escola, as concepções sobre Avaliação da Aprendizagem, apontando necessidade de continuidade da pesquisa para conhecimento de como ocorre a formação do pensamento teórico-matemático  e consequentemente da  Avaliação da Aprendizagem em Matemática

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Estudos Sociais( Licenciatura Curta - Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação – FACED – Universidade Federal de Uberlândia.

Kelma Gomes Mendonça Ghelli

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente dos cursos de Pedagogia, e Diretora Geral de Ensino, Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

SANTOS, A. O., de Oliveira, G. S., & Ghelli, K. G. M. (2024). Avaliação da Aprendizagem em Matemática: interlocuções a luz da Teoria Histórico Cultural. Revista Científica Foz, 7(2). Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/322

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