Teorias da Notícia e Análise de discurso

Sentidos de “Lula” no jornal argentino Clarín

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva

Palavras-chave:

Lula, Clarín, valor notícia, análise de discurso, jornalismo

Resumo

A partir do campo teórico-metodológico da Análise de Discurso na linha de estudos franceses, imbricada com as Teorias da Notícia, analisamos o discurso construído pelo jornal argentino Clarín em relação à vitória de Lula nas eleições de 2006. Depreendemos alguns sentidos que não aparecem na superfície discursiva, os quais ficam apensos quando relacionados às condições de produção e à teia da faticidade do objeto em análise.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira da Silva

Pós-doutor, Doutor e Mestre em Comunicação. Professor permanente do Mestrado Interdisciplinar Cultura e Sociedade – PgCult e do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Silva, M. P. da. (2018). Teorias da Notícia e Análise de discurso: Sentidos de “Lula” no jornal argentino Clarín. Revista Científica Foz, 1(2), 17. Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/68

Edição

Seção

Artigo de temática livre