Percorrer paisagens atingidas

Uma narrativa visual do desastre da Samarco em Mariana, Minas Gerais

Autores

Palavras-chave:

Desastre da Samarco/ Vale/ BHP Billiton, Paracatu de Baixo, narrativas visuais, escalas de observação

Resumo

Este ensaio fotográfico registra elementos da natureza, objetos e edificações que compõem a paisagem do distrito de Paracatu de Baixo, em Mariana (Minas Gerais, Brasil), atingido em 2015 pelo derramamento de rejeitos minerários da Samarco, Vale e BHP Billiton. O desastre daí decorrente significou uma série de afetações para as suas famílias, que hoje vivem em casas provisórias alugadas no centro urbano de Mariana enquanto aguardam a reconstrução de sua comunidade em outro terreno. As fotografias selecionadas para este ensaio aludem aos silêncios e às lembranças que agora participam do cenário de Paracatu de Baixo. Em uma escala aproximada, destaca as marcas da lama nos objetos, nas árvores, nas casas, na escola, na igreja, que juntos significavam a pertença das moradoras e moradores ao distrito e agora situam a comunidade na temporalidade do desastre.

Biografia do Autor

Ananda Martins Carvalho

Doutoranda em Discursos: Cultura, História e Sociedade no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Psicologia, com Ênfase em Processos Psicossociais, pela UFMG.

Downloads

Publicado

2019-03-14

Como Citar

Carvalho, A. M. (2019). Percorrer paisagens atingidas: Uma narrativa visual do desastre da Samarco em Mariana, Minas Gerais. Revista Científica Foz, 1(3), 19. Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/80