Caminhos para o reconhecimento do indivíduo como sujeito de deveres fundamentais e a necessidade de descolonização jurídica na américa latina

a possibilidade de aplicação da teoria da proteção multinível de direitos humanos no brasil

Autores

  • Júlia Reis Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
  • Luísa Cortat Simonetti Gonçalves Coutinho Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Palavras-chave:

deveres fundamentais, descolonização jurídica, proteção multinível de direitos humanos, américa latina, direitos humanos

Resumo

O presente artigo analisará se a Teoria da Proteção Multinível de Direitos Humanos pode contribuir para o fortalecimento da implementação de deveres fundamentais dos indivíduos no contexto brasileiro, cujo histórico jurídico colonial fragiliza o indivíduo enquanto sujeito de deveres fundamentais.

 

A partir da análise das literaturas científicas que serão posteriormente citadas, será possível identificar a existência de deficiências da proteção de direitos humanos no Brasil e os motivos pelos quais esse fator foi causado pelo processo de colonização, além de verificar os reflexos da mesma na cultura jurídica na América Latina, o que dificultou o reconhecimento do indivíduo como sujeito de deveres fundamentais.

 

Ademais, relacionar-se-á a Teoria da Proteção Multinível de Direitos Humanos com a Teoria da Descolonização Jurídica na América-Latina, com o objetivo de investigar se a partir da descolonização jurídica no Brasil e em toda a América Latina torna-se possível uma maior efetivação de direitos com o objetivo de ampliação da implementação de deveres fundamentais.

 

Por fim, serão elencadas as características de um sistema de proteção multinível para que, em seguida, se torne possível analisar se o Sistema Interamericano de Direitos Humanos possui relação com elas e analisar se o mesmo contribui para a concretização de Direitos Fundamentais de maneira suficiente a ponto de contribuir com a implementação de deveres fundamentais.

 

Referências

CASTRO, Matheus; RECKZIEGEL, Janaina. Em busca do paraíso distante: em torno de alguns obstáculos à efetivação dos direitos fundamentais. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, Vitória, n.13, p.1-18, jan./jun. 2017.

FARENZENA, Suélen. A problemática atinente às limitações do mero reconhecimento legal dos direitos humanos a dignidade humana para além do individualismo liberal, como discurso legitimador sobre os fundamentos morais. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, Vitória, n.13, p. 13-47, jan./jun. 2019.

ROSSO, Paulo Sérgio. Solidariedade e Direitos Fundamentais na Constituição de 1988. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, Vitória, n.3, p. 11-30, jan./jun. 2019.
GALINDO, George et al (Coord.). Manual de Proteção Multinível dos Direitos Humanos. Barcelona: UPF, 2014.

MEZZAROBA, O.; MONTEIRO, C. S. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

NEVES, Marcelo. Tranconstitucionalismo. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

RIBEIRO-MIGLIEVICH, Adelia e ROMERA, Edison. Orientações para uma descolonização do conhecimento: um diálogo entre Darcy Ribeiro e Enrique Dussel. Scielo. 2018.

GONÇALVES, L. C. S.; FABRIZ, D. C. Dever Fundamental: a construção de um conceito. Série Direitos Fundamentais Civis. Santa Catarina, v. 341, n.27, 1 jan. 2013. Disponível em <https://www.academia.edu.com.br>. Acesso em: 22. maio. 2019.

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Reis, J., & Gonçalves, L. . (2022). Caminhos para o reconhecimento do indivíduo como sujeito de deveres fundamentais e a necessidade de descolonização jurídica na américa latina: a possibilidade de aplicação da teoria da proteção multinível de direitos humanos no brasil. Revista Científica Foz, 3(1). Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/131

Edição

Seção

Artigo de temática livre