A pedagogia da práxis na educação infantil: a articulação entre os saberes e os faze-res que embasam a ação-reflexão-educ(ação)

Autores

  • Daniele Cristina Castro de Oliveira Faculdade Santa Teresa
  • Renan dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Luiz Carlos Santos Filho Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM)
  • Jhonatan Luan de Almeida Xavier Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
  • Lúcio Fernandes Ferreira Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Educação Infantil, Práxis docente, Experiências infantis

Resumo

As práticas educativas desenvolvidas por professoras na educação possibilita ampliar as discussões relativas ao currículo prescrito e o que é efetivamente desenvolvido nas escolas. Com isso, o objetivo foi conhecer a compreensão das docentes quanto à relevância da práxis no trabalho pedagógico no contexto da educação infantil. Isso resulta no fortalecimento do processo formativo para a construção da identidade profissional docente.

Biografia do Autor

Daniele Cristina Castro de Oliveira, Faculdade Santa Teresa

Graduanda em Pedagogia.

Luiz Carlos Santos Filho , Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM)

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Alagoas (2015), Pós-graduado em Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza (2017) e Mestre em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2019). Atualmente é professor de Ciências e Biologia no ensino fundamental II e médio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM).

Jhonatan Luan de Almeida Xavier, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2016). Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2018). Professor na Secretaria Municipal de Educação de Manaus, e na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino. Membro do grupo de pesquisa Divulgação e Difusão Científica para a Educação e Ensino de Ciências no Amazonas. Atualmente exercendo a função de Professor Formador na Gerência de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, educação, aprendizagem, desenhos animados,conhecimento científico, bem como o uso dos softwares livres na educação e plataforma Gsuite do Google for Education.

Lúcio Fernandes Ferreira , Universidade Federal do Amazonas

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/PPGE-FACED/Universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar. Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2013). Mestre em Educação Física, área de concentração Biodinâmica do Movimento humano, pela Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Ciência e Técnica da Natação pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (1992). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1987). Atualmente é professor Adjunto C Nível III da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. É líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Desordem da Coordenação do Desenvolvimento); Pedagogia do Movimento e Educação Inclusiva. 

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Oliveira, D. C. C. de, Rodrigues, R. dos S. ., Santos Filho , L. C., Xavier, J. L. de A., & Ferreira , L. F. (2024). A pedagogia da práxis na educação infantil: a articulação entre os saberes e os faze-res que embasam a ação-reflexão-educ(ação). Revista Científica Foz, 7(1). Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/301

Edição

Seção

Artigo de temática livre