Websérie na escola

proposta para a utilização de Rabbits (David Lynch, 2002) nas aulas de interpretação de textos não verbais

Autores

  • João Paulo Hergesel

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Audiovisual, Narrativas midiáticas, Websérie

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a relação entre os produtos midiáticos e a escola, a partir da websérie Rabbits (David Lynch, 2002). Utilizando a metodologia exploratória e bibliográfica, explanou-se sobre o uso da mídia no contexto educacional e mapearam-se algumas interpretações que se tem do objeto. O resultado apontou para a existência de um terreno fértil no que concerne ao uso de webséries como recurso didático.

Biografia do Autor

João Paulo Hergesel

Doutorando em Comunicação (UAM), mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso). Membro dos grupos de pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq). Líder do grupo de estudos em Narrativas Midiáticas Infantis e Juvenis (Uniso/CNPq).

Referências

AURÉLIO, Marcos. Crítica: Rabbits. Cinemarco Críticas, 2010. Disponível em: http://cinemarcocriticas.blogspot.com.br/2010/03/rabbits.html. Acesso em: 23 set. 2017.
BIZ, Osvaldo. Mídia, Educação e Cidadania. In: MATOS, Maria Olivia; PESCE, Lucila. Educação e cultura midiática. Salvador: EDUNEB, 2012, p. 20-46.
BUSTAMANTE, Jonathan. Rabbits: el macabro secreto de Lynch. LectorMetálico, 2013. Disponível em: http://lectormetalico.blogspot.com.br/2013/03/rabbits-el-macabro-secreto-de-lynch.html. Acesso em: 23 set. 2017.
CAVISI, Alessandra. Rabbits > David Lynch. Rapporto Confidenziale, n. 8, p. 7, out. 2008. Disponível em: http://www.rapportoconfidenziale.org/?p=3989. Acesso em: 23 set. 2017.
COSTA, Claudia Borges et al. Prática docente e o uso dos textos não-verbais no desenvolvimento de habilidades de leitura. [s.a.]. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/pratica_docente_e_o_uso_dos_textos_nao-verbais_no_processo_de_leitura.pdf Acesso em: 19 fev. 2019.
DORIGONI, Gilza Maria Leite; SILVA, João Carlos da. Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. [s.a.]. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1170-2.pdf. Acesso em: 23 set. 2017.
FANTIN, Mônica. Mídia-lducação e cinema na escola. TEIAS, Rio de Janeiro, ano 8, n. 15/16, p. 1-13, jan./dez. 2007. Disponível em: http://www.e-publicacoes_teste.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24008/16978. Acesso em: 23 set. 2017.
FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi. Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 69-96, abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2009v27n1p69/12291. Acesso em: 23 set. 2017.
FILMAFFINITY. La esquizofrenia se apodera definitivamente de Lynch – por Pluscuamperfecto. 2008. Disponível em: http://www.filmaffinity.com/es/user/rating/996629/638101.html. Acesso em: 23 set. 2017.
HERGESEL, João Paulo. Websérie em sala de aula: a narrativa midiática on-line em um projeto educacional de Língua Portuguesa. In: ARANHA, Norberto; FRANZONI, Vilma. Formação e prática profissional: investigação e estudo. Sorocaba, SP: Eduniso, 2011, p. 45-54.
HERMOSILLA, Alejandro. Esquizorrealismo. La biblioteca de Alonso Quijano (reseña). El Coloquio de los Perros. Revista de Literatura. Málaga: Eda, 2014. Disponível em: http://elcoloquiodelosperros.weebly.com/la-biblioteca-de-alonso-quijano/esquizorrealismo. Acesso em: 23 set. 2017.
IMDb. Rabbits (2002). Reviews & Ratings, 1990-2015. Disponível em: http://www.imdb.com/title/tt0347840/reviews. Acesso em: 23 set. 2017.
JONES, Craig. An overview of David Lynch’s Rabbits. Objectif Cinema, Analyses, [s.a.]. Disponível em: http://www.objectif-cinema.com/davidlynch/analyses/0004.php. Acesso em: 23 set. 2017.
LYNCH, David. Rabbits. LynchNet.com. [s.a.]. Disponível em: http://www.lynchnet.com/rabbits. Acesso em: 23 set. 2017.
RANDLES, Daniel; HEINE, Steven J.; SANTOS, Nathan. The common pain of surrealism and death: acetaminophen reduces compensatory affirmation following meaning threats. Psychological Science, p. 966-973, 2013. Disponível em: http://www2.psych.ubc.ca/~heine/docs/2013%20Acetaminophen%20and%20David%20Lynch.pdf. Acesso em: 23 set. 2017.
SIQUEIRA, Vinícius. Rabbits o filme: os coelhos de David Lynch. Obvious, Cinema, 2013. Disponível em: http://obviousmag.org/archives/2013/12/rabbits_o_filme_os_coelhos_de_david_lynch.html#ixzz3sia9SmP1. Acesso em: 23 set. 2017.
TUFTE, Birgitte; CHRISTENSEN, Ole. Mídia-Educação – entre a teoria e a prática. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 97-118, abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2009v27n1p97/12293. Acesso em: 23 set. 2017.
VANNUCCHI, Ju. Rabbits: Um genial retrato do cinema surrealista. Cinema10, Matérias, 2015. Disponível em: http://cinema10.com.br/materias/rabbits-um-genial-retrato-do-cinema-surrealista. Acesso em: 23 set. 2017.
WOLFF, Janet. A produção social da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

Downloads

Publicado

2019-03-14

Como Citar

Hergesel, J. P. (2019). Websérie na escola: proposta para a utilização de Rabbits (David Lynch, 2002) nas aulas de interpretação de textos não verbais. Revista Científica Foz, 1(3), 16. Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/84

Edição

Seção

Artigo de temática livre