Comportamento dos colaboradores nas organizações da Região Metropolitana da Grande Vitória
Keywords:
Honestidade, Trabalho, Valores Humanos, ÉticaAbstract
Os valores humanos e a ética tem sido objeto de estudo sobre diversas pesquisas que buscam compreender o que leva as pessoas a terem comportamentos honestos. Nesse contexto, essa pesquisa tem por objetivo identificar o grau de honestidade dos colaboradores no atendimento a seus clientes. Para a elaboração deste estudo, foi utilizada na metodologia da pesquisa uma amostra não probabilística intencional. Foram investigados cento e quarenta e três colaboradores na função de atendimento a clientes em diversos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços instalados nos municípios da Região da Grande Vitória, sendo quarenta e um colaboradores na faixa etária entre 18 e 25 anos, quarenta e quatro colaboradores com idade entre 26 e 35 anos e cinquenta e oito colaboradores com mais de 35 anos de idade. A maioria dos entrevistados (62,2%) se considera uma pessoa sempre honesta. Apenas 1,4% dos entrevistados assumem declaradamente que são desonestos. Em relação à postura de honestidade pessoal de uma forma geral, a desonestidade está mais presente nos mais jovens, ou seja, entre os colaboradores entrevistados na faixa etária entre 18 e 25 anos, apenas 43,9% se consideram honestos. Na faixa etária entre 25 e 35 anos de idade, a maioria se considera “uma pessoa honesta”, ou seja, 56,8%. Para os entrevistados acima de 35 anos idade, 79,3% deles se consideram sempre honestos. Outra questão respondida pelos entrevistados revelou que a maioria deles deixaria de vender um produto por apresentar algum defeito ou irregularidade, ou seja, 81,1%. No entanto, este posicionamento entre entrevistados mais jovens (18 a 25 anos) é bem menor, ou seja, 70,7% deles se preocupam com a integridade de seus clientes. Em contrapartida, 91,4% dos profissionais de atendimento com mais de 35 anos de idade se preocupam com a integridade de seus clientes. Dessa forma, para os profissionais jovens que não estão totalmente maduros e formados, o contexto social acaba os desviando da conduta ideal e os referenciais no mercado são afetados, ou seja, esse jovem tem a característica de não se colocar no lugar do outro.
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