Impactos de la atención brindada por el Servicio de Atención a la Persona Ostomizada

Autores/as

  • Ana Carolina Alves Diniz Dornelas UNIVC
  • José Roberto Gonçalves de Abreu Gonçalves de Abreu Centro Universitário Vale do Cricaré

Palabras clave:

Estomizado

Resumen

Estudio bibliográfico de carácter cualitativo con enfoque teórico-reflexivo, que presenta los principales resultados del campo teórico conceptual de la investigación de la Maestría Profesional en Ciencia, Tecnología y Educación, sobre los impactos del Servicio de Atención a las Personas con Estómago. Como resultado, se observa que la calidad de la atención a las personas con estoma tiene un impacto en su calidad de vida.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Alves Diniz Dornelas, UNIVC

Mestre em Ciência Tecnologia e Educação. Centro Universitário Vale do Cricaré.

José Roberto Gonçalves de Abreu Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Autor do livro ?Educação Física e Desenvolvimento Regional?, atualmente é Pró-reitor de Inovação, Extensão e Pesquisa e coordena dos Cursos de: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia, Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, coordena do Comitê de Ética em Pesquisa e integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, campus São Mateus. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atua como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus e integra a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo.

Citas

BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário oficial da União. Brasília, DF. 2015.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Defi ciência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Portaria nº 400, de 16 de novembro de 2009. Diário Oficial da União 2009; 18 nov.

BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala, 2001.

ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Manual de orientação aos serviços de atenção às Pessoas Ostomizadas. Vitória, ES. 2016.

INSTITUTO ONCOGUIA. In: Ostomizados. 2020.Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/ostomizados/1853/15/. Acesso em: 14. nov. 2022.

INTERNATIONAL OSTOMY ASSOCIATION. Charter of ostomates rights. Ottawa: IOA Coordination Committee, 2007.

MENDES, A.S.; RIBEIRO, M.A.; SANTANA, M.E. Qualidade de vida de indivíduos com estomias intestinais. J Nurs Health v. 3, n. 1, p. 126-35, 2013.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.14. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2014.

MOTA, M.S. et al. Autocuidado: uma estratégia para a qualidade de vida da pessoa com estomia. Investigación em Enfermería: Imagen y Desarrollo, v. 18, n. 1, p. 63-78, 2016

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE et al. Relatório mundial sobre deficiência 2012 . Organização Mundial da Saúde, 2012.

SANTOS, V. L. C. G. Aspectos epidemiológicos dos estomas. Revista Estima, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 31-38, 2007.

SANTOS, V. L. C.G.; CESARETTI, I. U. R. Assistência em estomaterapia: cuidando de pessoas com estomias. São Paulo: Atheneu, 2015. p. 47-61.

Publicado

2023-05-22

Cómo citar

Alves Diniz Dornelas, A. C., & Gonçalves de Abreu, J. R. G. de A. (2023). Impactos de la atención brindada por el Servicio de Atención a la Persona Ostomizada. Revista Científica Foz, 5(1). Recuperado a partir de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/246

Número

Sección

Artigo de temática livre