Entrevista com Jeanine Oliveira
As águas, crises hídricas, responsáveis e alternativas
Palavras-chave:
Jeanine Oliveira, Águas, Crises HídricasResumo
Jeanine Oliveira é nascida e criada em Belo Horizonte. Desde a infância – imersa em uma cultura familiar de valorização, cuidado e respeito ao meio ambiente – foi naturalmente sendo forjada como ambientalista.
Ainda jovem, iniciou sua militância pela defesa dos recursos hídricos e das áreas verdes. Partiu com o Projeto Manuelzão para a Expedição do Rio das Velhas pela despoluição e a volta do peixe no Rio. Foi voluntária do Greenpeace no evento “Mudanças do Clima, mudanças de Vidas” – que percorrera cidades do mundo – ajudando na montagem e na mobilização das pessoas em Belo Horizonte.
Referências
BRASIL, Presidência da República. LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Acesso em: 12 de agosto de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9433.htm
BRASIL, Senado Federal. PL 6299/2002. Altera os arts 3º e 9º da Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=46249. Acesso em 12 de agosto de 2020
Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM). Disponível em: http://www.igam.mg.gov.br/. Acesso em 12 de agosto de 2020.
Agencia Nacional de Mineração (ANM). Disponível em: https://www.gov.br/anm/pt-br. Acesso em 12 de agosto de 2020/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.