Memória e conhecimento desde a marginalização e o esquecimento: uma aproximação entre Reyes Mate e Boaventura de Sousa Santos

Autores

  • Diogo Justino UERJ

Palavras-chave:

Memória, Justiça, conhecimento, epistemologia

Resumo

O modelo tradicional de ciência sempre se projetou contra o chamado ‘senso comum’, considerando-o como um pensamento conservador e vulgar. Este modelo afasta os “leigos” alçando a figura do cientista ao posto mais alto da produção de conhecimento. Boaventura de Sousa Santos tem problematizado este modo de olhar o ‘senso comum’ e sua relação com a ciência de modo a não recusar o conhecimento que se forma à margem, mas de criar um ‘novo senso comum’, que em uma sociedade democrática pode ter uma vocação diferente. Esse ‘novo senso comum’ possui muitas fontes de saber, como o conhecimento produzido pelas comunidades marginais, o produto das culturas sem espaço na ordem normal ou a experiência não contada daqueles que foram vencidos na história, que será propriamente o objeto específico deste trabalho. Para isso aproximaremos o pensamento de Reyes Mate, que enfrenta a relação da ciência com os pensadores esquecidos, ao de Santos, apontando para a importância de resgatar do esquecimento a experiência dos que foram excluídos, porém não renunciaram ao pensamento.

Biografia do Autor

Diogo Justino, UERJ

Mestre e Doutor em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), coordenador do GT Direito, memória e Justiça de Transição do IPDMS (Instituto de pesquisa, direitos e movimentos sociais).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
BATISTA, Vera Malaguti. Memória e medo na cidade do Rio de Janeiro. In: O olho da história, n. 14. 2010.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política.São Paulo: Brasiliense, 1984. (Obras escolhidas, v.1).
COIMBRA, Cecília. Reparação e memória. Cadernos AEL, v.13, n.24/25, 2008.
DIMOULIS, D. Justiça de Transição e função anistiante no Brasil. Hipostasiações indevidas e caminhos de responsabilização. In: DIMOULIS, D. et al. Justiça de Transição no Brasil: Direito, Responsabilidade e Verdade. 2010.
DIMOULIS, D. & SABADELL, Ana Lucia. Anistia: a Política além da Justiça e da Verdade. Revista Acervo v. 24 n. 1 p. 79-102. 2011.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Cacos da História. São Paulo: Brasiliense, 1982.
______. Lembrar Escrever Esquecer. São Paulo: Editora H34, 2006.
LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes: os delitos, os castigos, as penas, as impunidades. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
______. Si esto es un hombre. Barcelona: Muchnik Editores, 2002.
LOWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.
MATE, Reyes. Contra lo politicamente correcto: política, memoria, justicia. Buenos Aires: Altemira, 2006a.
______. ¿Existe uma responsabilidade histórica?. Claves de la razón practica 168. 2006b. p. 36.
______. La herencia del olvido. Ensaios em torno de la razón compassiva. Madrid: Errata Naturae Editores, 2008.
______. Meia-noite na história: comentário às teses de Walter Benjamin “Sobre o conceito de história”. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2011.
______. Memoria de occidente. Actualidad de pensadores judíos olvidados. Rubí (Barcelona): Anthropos Editorial, 1997.
______. (ed.). Nuevas teologías políticas: Pablo de Tarso em la construccíon de Occidente. Rubí (Barcelona): Anthropos Editorial, 2006.
SUCASAS, Alberto; ZAMORA, José A (Ed.). Memoria – Política- Justicia em diálogo com Reyes Mate. Madrid: Editorial Trotta, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. 3.ed. Porto: Afrontamento, 2000.
______. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000.
TODOROV, Tzvetan. Los abusos de la memoria. Barcelona: Paidós, 2000.
TORELLY, Marcelo D. Justiça de Transição e Estado Constitucional de Direito: perspectiva teórico-comparativa e análise do caso brasileiro. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Justino, D. (2019). Memória e conhecimento desde a marginalização e o esquecimento: uma aproximação entre Reyes Mate e Boaventura de Sousa Santos. Revista Científica Foz, 2(2), 15. Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/140