Os Impactos Causados pela Covid-19 no Meio Educacional
Uma Breve Análise de Dados
Palavras-chave:
Educação, Pandemia de Covid-19, informação, Ensino, AprendizagemResumo
Este artigo científico tem como objetivo apresentar uma breve discussão sobre os dados disponíveis em algumas pesquisas acadêmicas que analisaram os impactos causados pela pandemia de Covid-19 no meio educacional. Para tanto, uma revisão de literatura foi realizada tomando-se como base os estudos feitos em escolas, observando, também, como elas adaptara-se e contornaram as situações de acesso à educação das crianças matriculadas.
Referências
BACKES, L. As manifestações da autoria na formação do educador em espaços
digitais virtual. Educação, Ciência e Cultura, v. 17, n. 2, p. 71-85, 2012.
BATISTA, Daiane. A educação pós-pandemia: forças se organizam para alterar definitivamente a educação escolar para o modelo remoto excludente. Fio Cruz, 2021. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=A-educacao-pospandemia-Maria-de-Lourdes-da-Silva Acessa em: 17 jun. 2022.
BATISTA, Daiane. RAMOS, Marise. A educação pós-pandemia: temos capacidade e condições de interpretar o novo contexto e reconstruir a relação com a educação”? Fio Cruz, 2021. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=educacao-pospandemia-por-Marise-Ramos Acesso em: 17 jun. 2022.
BRASIL. Lei de diretrizes e Bases. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasil. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em:16 jun. 2022.
BROOKS, S. K.; WEBSTER, R. K.; SMITH, L. E.; WOODLAND, L.; WESSELY, S.;
GREENBERG, N.; RUBIN, G. J. (2020). O impacto psicológico da quarentena e
como reduzi-lo: revisão rápida das evidências. (Lancet). Londres, Inglaterra,
(10227), 912–920
CIPRIANO, Jonathan Alves et al.. Docência e ansiedade: a ampliação do pse como medida preventiva na saúde mental do professor. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59975>. Acesso em: 07/09/2023 08:16
COSTA, Enailton Dos Santos Nascimento. A gestão escolar no período da pandemia da Covid-19: experiências no município de Mundo Novo – BA. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/21863/1/ESNC19012022.pdf. Acesso em: 06 jun 2022.
DEJOURS, Christophe; ABDOUCHELI, Elisabeth; JAYET, Christian. Psicodinâmica
do Trabalho: contribuições da escolar dejouriana á análise da relação prazer,
sofrimento e trabalho. São Paulo: CEPT, Atlas, 2009.
FERNANDES, Geyse Chrystine Pereira Souza; VANDENBERGUE, Luc. O estresse, o professor e o trabalho docente. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39549. Acesso em: 06 set. 2023.
ALFARO, LISANDRA DA TRINDADE; CLESAR, CAROLINE TAVARES DE SOUZA; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS. Dialogia, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/19371/2/Os_desafios_e_as_possibilidades_do_ensino_remoto_na_Educao_Bsica_um_estudo_de_caso_com_professores_de_anos_iniciais.pdf. Acesso em: 06 set 2023.
JESUS, Pamala Tainan Nascimento de. Impactos educacionais causados pela pandemia. 2021. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/100879195/monografia-pamala. Acesso em: 06 jun 2022.
MEDEIROS, A.Y.B.B. et al. Fases psicológicas e sentido da vida em tempos de
isolamento social devido à pandemia do COVID-19, uma reflexão à luz de Viktor
Frankl. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento.2020, 9 (5), e122953331. 2020.
MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de
aprendizagem online. Ez2Translate (Trad.). 3. ed. São Paulo: Cengage Learning,
NÓVOA, António. Fala sobre a profissão e a prática na formação de professores em Uberaba. 2014. Disponível em: http://www.capes.gov.br/36-noticias/6682-antonio-novoafala-sobre-a-profissao-e-a-pratica-na-formacao-de-professores-em-uberaba Acessado em:13 jun. 2022.
OLIVEIRA, Elida. Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia; 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa. G1, 2020. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/educacao/noticia/2020/07/08/quase-90percent-dos-professores-nao-tinham-experiencia-com-aulas-remotas-antes-da-pandemia-42percent-seguem-sem-treinamento-aponta-pesquisa.ghtml. Acesso em: 18 jun. 2022.
OLIVEIRA, Ivana Campos. MENEZES, Ione Vasques. Revisão de literatura: O conceito de Gestão Escolar. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h8K6zLFps4LjXwjkqnBGPyD/?lang=pt. Acesso em: 5 jun 2022.
SANTANA, R.S.; SANTOS, A.R.; FERNANDES, R.C.; CASTRO, R.A.; RAMOS,
R.P.R. Educação e a formação humana: um estudo sobre a concepção de
emancipação nos espaços educacionais. Braz. J. of Develop., v. 6, n. 7, p. 42282-
, 2020.
SANTOS, V.L.; SANTINELLO, J. (2020). A educação híbrida como proposta na
formação docente: análise referencial. EDUCA-Revista Multidisciplinar em
Educação, 7(17), 801-815. Disponível em: https://doi.org/10.26568/2359-
2020.4367. Acesso em: 5 jun 2022.
SILVA, Claudio Gomes da. A importância do uso das TICs na educação. Revista cientifica multidisciplinar núcleo do conhecimento. 2014. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tics-na-educacao Acesso em: 06 jun 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.