Los Impactos Causados ??por el Covid-19 en el Ambiente Educativo: Un Breve Análisis de Datos

Uma Breve Análise de Dados

Autores/as

  • Manoel Geraldo Morais Lima Univc
  • Anna Paula da Silva Rosa Barbosa
  • Marcus Antonius da Costa Nunes

Palabras clave:

Educação, Pandemia de Covid-19, informação, Ensino, Aprendizagem

Resumen

Este Artículo Científico tiene como objetivo presentar una breve discusión sobre los datos disponibles en algunas investigaciones académicas sobre los impactos causados ??por la pandemia de Covid-19 en el entorno educativo. Para ello se tomó como base estudios realizados en Escuelas de Primera Infancia y Primaria y cómo lograron adaptarse y superar situaciones de acceso a la educación de los niños matriculados. Así, la revisión bibliográfica se realizó a partir de las investigaciones realizadas por Oliveira (2020), Medeiros (2020), Costa, (2021), Jesus (2021), Brooks et al. (2020), Batista (2021) y Batista e Ramos (2021), Queda claro, a partir de los datos presentados por los estudios realizados, que la pandemia de Covid-19 ha traído consigo no pocos desafíos en términos de adaptaciones para un correcta organización y acceso de niños, niñas y adolescentes. Se puede identificar que la facultad con limitaciones en el uso de nuevas tecnologías, ya que hubo una paralización de las clases presenciales. Y esto también trajo serias dificultades para los estudiantes y sus familias.

Biografía del autor/a

Anna Paula da Silva Rosa Barbosa

Licenciada em Ciências Biológicas. Centro Universidade São Camilo.

Marcus Antonius da Costa Nunes

Doutor em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Santa Catarina.

Citas

BACKES, L. As manifestações da autoria na formação do educador em espaços

digitais virtual. Educação, Ciência e Cultura, v. 17, n. 2, p. 71-85, 2012.

BATISTA, Daiane. A educação pós-pandemia: forças se organizam para alterar definitivamente a educação escolar para o modelo remoto excludente. Fio Cruz, 2021. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=A-educacao-pospandemia-Maria-de-Lourdes-da-Silva Acessa em: 17 jun. 2022.

BATISTA, Daiane. RAMOS, Marise. A educação pós-pandemia: temos capacidade e condições de interpretar o novo contexto e reconstruir a relação com a educação”? Fio Cruz, 2021. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=educacao-pospandemia-por-Marise-Ramos Acesso em: 17 jun. 2022.

BRASIL. Lei de diretrizes e Bases. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasil. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em:16 jun. 2022.

BROOKS, S. K.; WEBSTER, R. K.; SMITH, L. E.; WOODLAND, L.; WESSELY, S.;

GREENBERG, N.; RUBIN, G. J. (2020). O impacto psicológico da quarentena e

como reduzi-lo: revisão rápida das evidências. (Lancet). Londres, Inglaterra,

(10227), 912–920

CIPRIANO, Jonathan Alves et al.. Docência e ansiedade: a ampliação do pse como medida preventiva na saúde mental do professor. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59975>. Acesso em: 07/09/2023 08:16

COSTA, Enailton Dos Santos Nascimento. A gestão escolar no período da pandemia da Covid-19: experiências no município de Mundo Novo – BA. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/21863/1/ESNC19012022.pdf. Acesso em: 06 jun 2022.

DEJOURS, Christophe; ABDOUCHELI, Elisabeth; JAYET, Christian. Psicodinâmica

do Trabalho: contribuições da escolar dejouriana á análise da relação prazer,

sofrimento e trabalho. São Paulo: CEPT, Atlas, 2009.

FERNANDES, Geyse Chrystine Pereira Souza; VANDENBERGUE, Luc. O estresse, o professor e o trabalho docente. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39549. Acesso em: 06 set. 2023.

ALFARO, LISANDRA DA TRINDADE; CLESAR, CAROLINE TAVARES DE SOUZA; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS. Dialogia, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/19371/2/Os_desafios_e_as_possibilidades_do_ensino_remoto_na_Educao_Bsica_um_estudo_de_caso_com_professores_de_anos_iniciais.pdf. Acesso em: 06 set 2023.

JESUS, Pamala Tainan Nascimento de. Impactos educacionais causados pela pandemia. 2021. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/100879195/monografia-pamala. Acesso em: 06 jun 2022.

MEDEIROS, A.Y.B.B. et al. Fases psicológicas e sentido da vida em tempos de

isolamento social devido à pandemia do COVID-19, uma reflexão à luz de Viktor

Frankl. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento.2020, 9 (5), e122953331. 2020.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de

aprendizagem online. Ez2Translate (Trad.). 3. ed. São Paulo: Cengage Learning,

NÓVOA, António. Fala sobre a profissão e a prática na formação de professores em Uberaba. 2014. Disponível em: http://www.capes.gov.br/36-noticias/6682-antonio-novoafala-sobre-a-profissao-e-a-pratica-na-formacao-de-professores-em-uberaba Acessado em:13 jun. 2022.

OLIVEIRA, Elida. Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia; 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa. G1, 2020. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/educacao/noticia/2020/07/08/quase-90percent-dos-professores-nao-tinham-experiencia-com-aulas-remotas-antes-da-pandemia-42percent-seguem-sem-treinamento-aponta-pesquisa.ghtml. Acesso em: 18 jun. 2022.

OLIVEIRA, Ivana Campos. MENEZES, Ione Vasques. Revisão de literatura: O conceito de Gestão Escolar. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h8K6zLFps4LjXwjkqnBGPyD/?lang=pt. Acesso em: 5 jun 2022.

SANTANA, R.S.; SANTOS, A.R.; FERNANDES, R.C.; CASTRO, R.A.; RAMOS,

R.P.R. Educação e a formação humana: um estudo sobre a concepção de

emancipação nos espaços educacionais. Braz. J. of Develop., v. 6, n. 7, p. 42282-

, 2020.

SANTOS, V.L.; SANTINELLO, J. (2020). A educação híbrida como proposta na

formação docente: análise referencial. EDUCA-Revista Multidisciplinar em

Educação, 7(17), 801-815. Disponível em: https://doi.org/10.26568/2359-

2020.4367. Acesso em: 5 jun 2022.

SILVA, Claudio Gomes da. A importância do uso das TICs na educação. Revista cientifica multidisciplinar núcleo do conhecimento. 2014. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tics-na-educacao Acesso em: 06 jun 2022.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ:

Vozes, 2014.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

Geraldo Morais Lima, M., Barbosa, A. P. da S. R., & Nunes, M. A. da C. (2023). Los Impactos Causados ??por el Covid-19 en el Ambiente Educativo: Un Breve Análisis de Datos: Uma Breve Análise de Dados. Revista Científica Foz, 6(1), 13. Recuperado a partir de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/260