A Narrativa da História da Educação à Luz do Cinema e da Literatura
a Realidade Social do Brasil Colônia em “Desmundo”
Palavras-chave:
Cinema, Desmundo, Literatura, História, EnsinoResumo
Este artigo tem como objetivo propor algumas reflexões concernente a narrativa da História da Educação à luz da Literatura e do Cinema. Para realizar o proposto, nos embasamos em “Desmundo”, romance escrito por Ana Miranda, o qual recebeu uma adaptação em filme homônima e dirigida por Alain Fresnot. Embora as obras citadas possibilitem levantar muitas questões sociais, por hora, nos dedicaremos sobre alguns aspectos da educação e do ensino.
Referências
ALMEIDA, Wilson Ricardo Antoniassi de. A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade. Revista Grifos, n. 36/37, p. 117-126, 2014.
ANCHIETA, José de. (1534-1597). Cartas: informações, fragmentos históricos e sermões. BH: Itatiaia: SP: EDUSP, 1988.
AZPILCUETA, Navarro & outros. Cartas avulsas, (1550-1568). SP: EDUSP, 1988.
DEL PRIORE, Mary. Histórias e conversas de mulher. São Paulo: Planeta, 2013.
DEL PRIORE, Mary. Histórias Íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Planeta, 2011.
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de História – 2ª. Ed., 1ª. Reimpressão. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GÂNDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da terra do Brasil: História da Província Santa Cruz. BH: Itatiaia, SP: EDUSP, 1980.
GREGIO, Gustavo Batista; PELGRINI, Sandra de Cássia Araújo. A Construção Histórica do Gênero Feminino na Narrativa Fílmica de “Desmundo”. História, debates e tendências. Passo Fundo, v. 21, n. 2, p. 67-86, mai/jul, 2021.
MORETTIN, E. V. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, p. 11-42, 2003. Editora UFPR
NEVES, Fátima Maria. Filmes históricos e o ensino de história da educação. Disponível em:<https://silo.tips/download/filmes-historicos-e-o-ensino-de-historia-da-educaao-resumo>. Acessado em 28 de dezembro de 2021.
NEVES, Fátima Maria. O filme “Desmundo”, a História e a Educação. ANPUH – XXIV Simpósio Nacional de História – São Leopoldo, 2007.
NÓBREGA, Manoel da. (1517-1570). Cartas do Brasil. SP: EDUSP, 1988. p. 133.
OLIVEIRA, Cristiano Mello de. Aspectos Coloniais: a opressão do feminino na obra Desmundo, de Ana Miranda. Seminário Internacional Fazendo Gênero X (Anais Eletrônicos), Florianópolis, p. 1-12, 2013.
PAIVA, José Maria de. Educação jesuítica no Brasil colonial. In:. LOPES, Eliane Marta Teixeira; FILHO, Luciano Mendes de Faria; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
RAMINELLI, Ronaldo. Eva Tupinambá. In.: DEL PRIORE, Mary. (Org) História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007.
RIBEIRO; R J. A situação social e o cotidiano das mulheres no Brasil colonial: reflexões acerca de “Desmundo”. ENGÊNERO IV. Vitória: Ufes. p. 125-147, 2023.
RIBEIRO, Roney Jesus. História cinema e Educação: o Brasil Colonial sob a ótica de "Desmundo". Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 24, p. 1-6, 28 de jun. 2022.
VASCONCELOS, Simão. (1597-1671). Crônica da Cia. de Jesus. Petrópolis: Vozes: Brasília: 1977.
VIEIRA, Pe. Antonio. Sermões. SP: Cultrix: s.d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.