O protagonismo das artistas Cybèle Varela e Teresinha Soares na ditatura militar

Autores

  • Roney Jesus Ribeiro Ufes/Ifes/Fapes
  • Michele Marques da Silva Mallagutti Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Palavras-chave:

Mulheres 1; Artistas 2; Arte 3; Ditadura 4; Crítica 5.

Resumo

O presente artigo surge da ideia de refletir sobre o protagonismo das mulheres artistas na criação de obras de crítica política como forma de resistência à ditadura militar brasileira. Teresinha Soares e Cybèle Varela são duas artistas brasileiras, que vinculadas as Novas Figurações Críticas, passaram a criar obras tematizando a maternidade, o aborto, a forma como a mídia explora o corpo feminino, a guerra, a ditatura militar no Brasil e a política em outros países.

Biografia do Autor

Roney Jesus Ribeiro, Ufes/Ifes/Fapes

Doutorando em História (área de História Social e Política) e mestre em Artes (área de Teoria, Crítica e História da Arte), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciado em Letras, História e Artes Visuais. Integra os grupos de pesquisa “Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea” e “Crítica e Experiência Estética”, vinculados aos PPGA/Ufes. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES).

Michele Marques da Silva Mallagutti, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestranda em Artes (área de Arte e Cultura) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciada em Artes Visuais e Pedagogia. Integra o grupo de pesquisa “Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea” vinculados ao PPGA/Ufes. Professora de Arte na rede municipal de educação de Vila Vela e de Guarapari.

Referências

ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Depois das vanguardas. Arte em Revista, CEAC, São Paulo, ano 5, n. 7, agosto de 1973, p.5-24.

BRASIL, Decreto nº 51.182, de 11 de Agosto de 1961.

CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.

CURI, Carolina Pereira Filippini. Cybèle Varela, Therezinha Soares e Anna Maria Maiolino: a estratégia pop e o enfrentamento do autoritarismo. XXV Encontro Estadual de História ANPUH-SP. Disponível em. <https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/ana is/trabalhos/trabalhosaprovados#C>. Acessado em 20 de junho de 2023.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo Gonçalves. A trajetória plástica de Cybèle Varela. In: BUENO, Guilherme & VARELA, Cybèle (org). Cybèle Varela: Espaços Simultâneos: pinturas, fotos e vídeos 2009-2013. Niterói: Fundação de Arte de Niterói, MAC de Niterói, 2013.

GOTTI, Sofia. Expanded Pop: Politics, Popular Culture and Art in Argentina, Brazil and Peru, 1960s. Londres: Chelsea College of arts and Design, 2016.

LOPES, Almerinda da Silva; CHAGAS, Tamara Silva. Intersecções entre a obra de Cybèle Varela e a sociedade de consumo. Dimensões, v. 45, jul.-dez. 2020, p. 170-191.

REIS, Paulo. Arte de vanguarda no Brasil: os anos 60. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2006.

RIBEIRO, Marília Andrés, ‘Fiz do meu corpo a minha pro?pria arte’. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 19, n. 1–2, p. 130–139, jan./dez. 2012.

SOARES, Teresinha. Acontecências. 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

SOARES, Teresinha. Quem tem medo de Teresinha Soares? São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2017.

VARELA, Cybèle. Website da artista. Disponível em: . Acessado em 2 julho de 2023.

VERGARA, Luiz Guilherme. Cybèle Varela: espaços simultâneos. In: BUENO, Guilherme & VARELA, Cybèle (org). Cybèle Varela: Espaços Simultâneos: pinturas, fotos e vídeos 2009-2013. Niterói: Fundação de Arte de Niterói, MAC de Niterói, 2013.

Downloads

Publicado

2024-06-21

Como Citar

Jesus Ribeiro, R., & Marques da Silva Mallagutti, M. (2024). O protagonismo das artistas Cybèle Varela e Teresinha Soares na ditatura militar. Revista Científica Foz, 7(1). Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/299

Edição

Seção

Artigo de temática livre