O protagonismo das artistas Cybèle Varela e Teresinha Soares na ditatura militar

Autores/as

  • Roney Jesus Ribeiro Ufes/Ifes/Fapes
  • Michele Marques da Silva Mallagutti Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Palabras clave:

Mulheres 1; Artistas 2; Arte 3; Ditadura 4; Crítica 5.

Resumen

Este artículo surge de la idea de reflexionar sobre el papel protagónico de las mujeres artistas en la creación de obras de crítica política como forma de resistencia a la dictadura militar brasileña. Teresinha Soares y Cybèle Varela son dos artistas brasileñas que, vinculadas a las Nuevas Figuraciones Críticas, comenzaron a crear obras centradas en la maternidad, el aborto, la forma en que los medios exploran el cuerpo femenino, la guerra, la dictadura militar en Brasil y la política en otros países.

Biografía del autor/a

Roney Jesus Ribeiro, Ufes/Ifes/Fapes

Doutorando em História (área de História Social e Política) e mestre em Artes (área de Teoria, Crítica e História da Arte), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciado em Letras, História e Artes Visuais. Integra os grupos de pesquisa “Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea” e “Crítica e Experiência Estética”, vinculados aos PPGA/Ufes. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES).

Michele Marques da Silva Mallagutti, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestranda em Artes (área de Arte e Cultura) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciada em Artes Visuais e Pedagogia. Integra o grupo de pesquisa “Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea” vinculados ao PPGA/Ufes. Professora de Arte na rede municipal de educação de Vila Vela e de Guarapari.

Citas

ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Depois das vanguardas. Arte em Revista, CEAC, São Paulo, ano 5, n. 7, agosto de 1973, p.5-24.

BRASIL, Decreto nº 51.182, de 11 de Agosto de 1961.

CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.

CURI, Carolina Pereira Filippini. Cybèle Varela, Therezinha Soares e Anna Maria Maiolino: a estratégia pop e o enfrentamento do autoritarismo. XXV Encontro Estadual de História ANPUH-SP. Disponível em. <https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/ana is/trabalhos/trabalhosaprovados#C>. Acessado em 20 de junho de 2023.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo Gonçalves. A trajetória plástica de Cybèle Varela. In: BUENO, Guilherme & VARELA, Cybèle (org). Cybèle Varela: Espaços Simultâneos: pinturas, fotos e vídeos 2009-2013. Niterói: Fundação de Arte de Niterói, MAC de Niterói, 2013.

GOTTI, Sofia. Expanded Pop: Politics, Popular Culture and Art in Argentina, Brazil and Peru, 1960s. Londres: Chelsea College of arts and Design, 2016.

LOPES, Almerinda da Silva; CHAGAS, Tamara Silva. Intersecções entre a obra de Cybèle Varela e a sociedade de consumo. Dimensões, v. 45, jul.-dez. 2020, p. 170-191.

REIS, Paulo. Arte de vanguarda no Brasil: os anos 60. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2006.

RIBEIRO, Marília Andrés, ‘Fiz do meu corpo a minha pro?pria arte’. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 19, n. 1–2, p. 130–139, jan./dez. 2012.

SOARES, Teresinha. Acontecências. 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

SOARES, Teresinha. Quem tem medo de Teresinha Soares? São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2017.

VARELA, Cybèle. Website da artista. Disponível em: . Acessado em 2 julho de 2023.

VERGARA, Luiz Guilherme. Cybèle Varela: espaços simultâneos. In: BUENO, Guilherme & VARELA, Cybèle (org). Cybèle Varela: Espaços Simultâneos: pinturas, fotos e vídeos 2009-2013. Niterói: Fundação de Arte de Niterói, MAC de Niterói, 2013.

Publicado

2024-06-21

Cómo citar

Jesus Ribeiro, R., & Marques da Silva Mallagutti, M. (2024). O protagonismo das artistas Cybèle Varela e Teresinha Soares na ditatura militar. Revista Científica Foz, 7(1). Recuperado a partir de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/299

Número

Sección

Artigo de temática livre