O protagonismo das artistas Cybèle Varela e Teresinha Soares na ditatura militar

Authors

  • Roney Jesus Ribeiro Ufes/Ifes/Fapes
  • Michele Marques da Silva Mallagutti Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Keywords:

Mulheres 1; Artistas 2; Arte 3; Ditadura 4; Crítica 5.

Abstract

This article arises from the idea of ??reflecting on the leading role of women artists in creating works of political criticism as a form of resistance to the Brazilian military dictatorship. Teresinha Soares and Cybèle Varela are two Brazilian artists, who, linked to New Critical Figurations, began to create works focusing on motherhood, abortion, the way the media explores the female body, the war, the military dictatorship in Brazil and politics in others.

Author Biographies

Roney Jesus Ribeiro, Ufes/Ifes/Fapes

Doutorando em História (área de História Social e Política) e mestre em Artes (área de Teoria, Crítica e História da Arte), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciado em Letras, História e Artes Visuais. Integra os grupos de pesquisa “Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea” e “Crítica e Experiência Estética”, vinculados aos PPGA/Ufes. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES).

Michele Marques da Silva Mallagutti, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestranda em Artes (área de Arte e Cultura) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciada em Artes Visuais e Pedagogia. Integra o grupo de pesquisa “Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea” vinculados ao PPGA/Ufes. Professora de Arte na rede municipal de educação de Vila Vela e de Guarapari.

References

ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Depois das vanguardas. Arte em Revista, CEAC, São Paulo, ano 5, n. 7, agosto de 1973, p.5-24.

BRASIL, Decreto nº 51.182, de 11 de Agosto de 1961.

CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.

CURI, Carolina Pereira Filippini. Cybèle Varela, Therezinha Soares e Anna Maria Maiolino: a estratégia pop e o enfrentamento do autoritarismo. XXV Encontro Estadual de História ANPUH-SP. Disponível em. <https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/ana is/trabalhos/trabalhosaprovados#C>. Acessado em 20 de junho de 2023.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo Gonçalves. A trajetória plástica de Cybèle Varela. In: BUENO, Guilherme & VARELA, Cybèle (org). Cybèle Varela: Espaços Simultâneos: pinturas, fotos e vídeos 2009-2013. Niterói: Fundação de Arte de Niterói, MAC de Niterói, 2013.

GOTTI, Sofia. Expanded Pop: Politics, Popular Culture and Art in Argentina, Brazil and Peru, 1960s. Londres: Chelsea College of arts and Design, 2016.

LOPES, Almerinda da Silva; CHAGAS, Tamara Silva. Intersecções entre a obra de Cybèle Varela e a sociedade de consumo. Dimensões, v. 45, jul.-dez. 2020, p. 170-191.

REIS, Paulo. Arte de vanguarda no Brasil: os anos 60. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2006.

RIBEIRO, Marília Andrés, ‘Fiz do meu corpo a minha pro?pria arte’. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 19, n. 1–2, p. 130–139, jan./dez. 2012.

SOARES, Teresinha. Acontecências. 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

SOARES, Teresinha. Quem tem medo de Teresinha Soares? São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2017.

VARELA, Cybèle. Website da artista. Disponível em: . Acessado em 2 julho de 2023.

VERGARA, Luiz Guilherme. Cybèle Varela: espaços simultâneos. In: BUENO, Guilherme & VARELA, Cybèle (org). Cybèle Varela: Espaços Simultâneos: pinturas, fotos e vídeos 2009-2013. Niterói: Fundação de Arte de Niterói, MAC de Niterói, 2013.

Published

2024-06-21

How to Cite

Jesus Ribeiro, R., & Marques da Silva Mallagutti, M. (2024). O protagonismo das artistas Cybèle Varela e Teresinha Soares na ditatura militar. Revista Científica Foz, 7(1). Retrieved from https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/299

Issue

Section

Artigo de temática livre