Fatores Críticos de Sucesso relacionados à permanência e à evasão na Educação a Distância
identificação, categorização e propostas de solução
Palavras-chave:
Educação a Distância, Estratégias de Retenção Acadêmica, Evasão Discente, Fatores Críticos de Sucesso, Permanência AcadêmicaResumo
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) associados à permanência e à evasão em um curso de Administração, modalidade EaD. Verificou-se que os FCS associados à permanência se classificam em cinco dimensões: (I) suporte à aprendizagem, (II) condições para estudar, (III) autodisciplina, (IV) rigor e qualidade do curso e (V) habilidade tecnológica, saúde e disciplina; já os relacionados à evasão, em duas categorias: (I) fatores externos e (II) fatores internos à instituição. A pesquisa apresenta contribuições ao propor um plano de ação que pode ser inserido no processo de gestão acadêmica dos cursos a distância ofertados pela instituição investigada.
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