Guerra civil síria

análise da possibilidade de intervenção internacional e o princípio da responsabilidade de proteger

Autores

  • Luisa Cortat Simonetti Gonçalves
  • Amanda Cesconeti Martins Natal

Palavras-chave:

guerra civil, Síria, intervenção internacional, Princípio da Responsabilidade de Proteger

Resumo

O grande número de refugiados que deixam a Síria, fugindo da guerra civil que há anos assola o país, mostra à comunidade internacional que não há condições dessas pessoas permanecerem em um lugar no qual a violência desenfreada faz parte do cotidiano das pessoas. Diante disso, será abordada a situação em que os civis sírios se encontram e a consequente lesão a seus direitos humanos. Este ensaio discute então, por meio de abordagem teórica, a possibilidade de ser realizada intervenção internacional na Síria, justificada pelo Princípio da Responsabilidade de Proteger (R2P). Ademais, será analisado se os requisitos para se aplicar o R2P se cumprem no contexto sírio.

Biografia do Autor

Luisa Cortat Simonetti Gonçalves

Doutoranda em Internation Environmental Law at Maastricht University (Holanda) e em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Brasil.

Amanda Cesconeti Martins Natal

Graduanda em Direito na Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Gonçalves, L. C. S., & Natal, A. C. M. (2018). Guerra civil síria: análise da possibilidade de intervenção internacional e o princípio da responsabilidade de proteger. Revista Científica Foz, 1(2), 19. Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/70

Edição

Seção

Artigo de temática livre