Análise de constitucionalidade da lei 13.364/16

sobre o potencial conflito entre a proteção à cultura e aos animais no rodeio e na vaquejada

Autores

  • Luisa Cortat Simonetti Gonçalves
  • Paula Nunes Bastos

Palavras-chave:

(In)Constitucionalidade, rodeio, vaquejada, cultura, direito dos animais

Resumo

O presente ensaio analisa a constitucionalidade da Lei 13.364/2016, que regulamenta o Rodeio e a Vaquejada. Para isso, trata dos argumentos utilizados no debate entre aqueles que defendem a preponderância dos direitos dos animais - no tocante aos maus tratos, crueldade e abusos aos animais nesses esportes - e os que defendem a preponderância do direito à cultura - quanto ao sentimento de representação de um povo. Para viabilizar a tomada de posição diante desse tema tão polêmico, é necessário compreender, contextualizadamente, os princípios e direitos fundamentais da constituição brasileira.

Biografia do Autor

Luisa Cortat Simonetti Gonçalves

Doutoranda em Internation Environmental Law at Maastricht University (Holanda) e em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Brasil.

Paula Nunes Bastos

Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Gonçalves, L. C. S., & Bastos, P. N. (2018). Análise de constitucionalidade da lei 13.364/16: sobre o potencial conflito entre a proteção à cultura e aos animais no rodeio e na vaquejada. Revista Científica Foz, 1(2), 15. Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/67

Edição

Seção

Artigo de temática livre