Internal communication as a strategic pillar in organizations

Authors

  • Ariadne da Silva Azeredo Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.
  • Rodrigo Randow de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia
  • Vanielle Aparecida do Patrocínio Gomes

Keywords:

Internal Communication, Communication Strategy, Organizational Efficiency, Employee Engagement

Abstract

This bibliometric review aims to analyze and propose reflections on Internal Communication (IC) in companies, based on the approach of works on this subject, focusing on understanding the main concepts, theories and related practices, in addition to reinforcing the importance of IC in organizational effectiveness, employee engagement and dissemination of relevant information.

Author Biographies

Ariadne da Silva Azeredo, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo. 2019-2021 Estagiária de Comunicação e Marca na Suzano S/A. Atualmente atuo como Analista de Comunicação no Projeto Cerrado - Suzano. 

Rodrigo Randow de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia

tualmente Professor Adjunto do curso de Engenharia de Produção em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES (2015). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Aquacultura pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2011; Mestrado em Aquacultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006); Especialização em Educação e Gestão Ambiental (Faculdade Saberes - 2003); e Graduação em Administração de Empresas: ênfase em análise de sistemas (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória - 2001). Experiência na área de Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro, Gestão de processos e produtos, análise de cadeias produtivas e Planejamento Estratégico. Em especial para a área de Engenharia, destacam-se diversos artigos, resumos e projetos executados e em andamento, citemos por exemplo, os projetos: Produção de biomassa microalgal e extração de bio-óleo; Chamada CNPq/VALE 05/2012 -Forma-Engenharia; Chamada Pública MCTI/CNPq/SPMPR/Petrobrás 18/2013 - Meninas e Jovens/FAPES; Estudo de viabilidade econômica da pirólise de casca de macadamia, dentre outros. (Texto informado pelo autor)

Vanielle Aparecida do Patrocínio Gomes

Doutoranda em Energia. Universidade Federal do Espírito Santo

References

ALMEIDA, L. M. S.; SOUZA, L. G. M.; MELLO, C. H. P. A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação. Gestão e Produção, v. 17, n. 1, p. 19-34, 2010.

BRASIL. Capes Diretoria de Avaliação. Ministério da Educação. Qualis: Concepção e Diretrizes Básicas. Revista Brasileira de Pós-graduação, v. 1, n. 1, 2004, p. 149-151.

CABRAL, V. Um ensaio sobre a comunicação interna pós-industrial em sua dicotomia discurso e prática. Organicom, v. 1, n. 1, p. 54, 11 jun. 2004.

CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

FERNANDES, D. R. Uma visão sobre a análise da Matriz SWOT como ferramenta para elaboração da estratégia. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, v. 13, n. 2, 2012.

LEMOS, A. B.; BARBOSA, R. R. Comunicação Organizacional e Gestão do Conhecimento: interface entre áreas. Em Questão, v. 27, n. 2, p. 267-293, 2021.

LIMA, S. C. M. G.; MELO, J. A. M. A importância do endomarketing para a comunicação interna. R. Gest. Industr., v. 13, n. 4, 2018.

LOSE, A. D.; MAGALHÃES, L. B. S. Metodologia do trabalho científico: Elaboração de projeto. Salvador: UFBA, Faculdade de Educação; Superintendência de Educação a Distância, 2019.

MARCHIORI, Marlene Regina. Cultura organizacional: conhecimento estratégico no relacionamento e na comunicação com os empregados. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

MORAIS, A. V. de; EMBOAVA, J. N. A importância da comunicação interna nas organizações. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Vale do Paraíba, 2015.

OLIVEIRA, F. N. S. Comunicação das Organizações: Um olhar sobre a importância da Comunicação Interna. Comunicação Estratégica Institucional e Organizacional, v. 18, n. 33, 2018.

PINHEIRO, P. C.; REIS, P. C. O papel da comunicação interna em tempos de pandemia: como as companhias estão se organizando durante a crise. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 5333-5348, 2021.

REIS, T. A.; BRUGNEROTTO. T. R.; SEVILHA, I. C.; CREMONEZI, G. O. G.; OSWALDO, Y. C. Endomarketing, liderança e comunicação: reflexos na organização. Revista Brasileira de Marketing – ReMark, v. 17, n. 1, p. 377-393, 2018.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2005.

ROTANDARO, A.; MILANI, F. Comunicação interna: a força das empresas. São Paulo: Aberje, 2003.

SANTANA, J. M.; BRANDÃO, N. G. O papel estratégico da comunicação interna na transmissão dos valores de identidade e cultura da organização: o caso do comOn Group. Comunicação Pública, v. 13, n. 25, 2018.

SANTOS, N. C. Resultados em Comunicação Interna: os desafios da avaliação e modelos aplicáveis. Revista FOCO, v. 11, n. 1, p. 190-206, 2018.

TAVARES, M. G. P. Cultura organizacional: uma abordagem antropológica da mudança. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2002.

VIEGAS, F. B.; WATTENBERG, M; FEINBERG, J. Participatory visualization with wordle. IEEE Trans. Vis. & Comp. Graphics, v. 15, n. 6, 2009.

YANAZE, M. H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

ZANETTI, E. A comunicação interna como ferramenta de marketing. Comunicação empresarial: estratégia de organizações vencedoras. São Paulo: Aberje, 2006. v. 2.

Published

2024-03-12

How to Cite

Azeredo, A. da S., Freitas, R. R. de, & do Patrocínio Gomes, V. A. (2024). Internal communication as a strategic pillar in organizations. Revista Científica Foz, 7(1). Retrieved from https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/275

Issue

Section

Artigo de temática livre