Memórias de professoras do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Estadual do Jacuí/RS
Palabras clave:
Memória Social, Trajetórias Profissionais, Educação de Jovens e Adultos, Educadores PenitenciáriosResumen
El objetivo de la investigación aquí presentada es registrar las trayectorias profesionales de docentes que en algún momento actuaron con la educación penitenciaria en la Penitenciaría Estadual de Jacuí, incluido el Núcleo Estadual de Educación de Jóvenes y Adultos (NEEJA) Sueli Rodrigues da Silva. El camino metodológico involucró investigación documental y entrevistas temáticas, resultando en la visibilización de la historia y la realidad vivida por los educadores penitenciarios.
Citas
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual pra?tico. Petro?polis: Vozes, 2002.
BRAGA, Ana Gabriella Mendes. As funções da prisão no contexto contemporâneo. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 107, Mar/abril 2014.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012.
DUARTE, Alisson José Oliveira. “Celas de Aula” Professoralidade nos Presídios. Revista Encontro de Pesquisa em Educação On-Line, Uberaba, v.1, n.1, 2013, p. 25-36.
DEPEN. Segundo novos dados do Levantamento de Informações Penitenciárias do Depen, o número de presos em atividades educacionais dobrou em 2021. Publicado em 17/05/2022. Disponível em ??https://www.gov.br/senappen/pt-br/assuntos/noticias/segundo-novos-dados-do -levantamento-de-informacoes-penitenciarias-do-depen-o-numero-de-presos-em-atividades-educacionais-dobrou-em-2021
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
GARCIA, Vera L.; SOUZA, Alícia N. de. A narrativa e a pesquisa qualitativa. In: SILVA, Raimunda M. da et al (org.). Estudos qualitativos: Enfoques Teóricos e Técnicas de Coleta de Informações. Sobral: Edições UVA, 2018. p.199-210.
JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51-69, 2009.
MEIHY, José Carlos Sebe B. Manual de história oral. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 26 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10. 1993.
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
??SISDEPEN. Dados Estatísticos do Sistema Penitenciário. Acesso em 07/11/2023. Disponível em https://www.gov.br/senappen/pt-br/servicos/sisdepen
THIESEN, Icléia. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teórico-metodológica.Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.
WOLFF, Maria Palma. Prisões no Rio Grande do Sul: Aspectos de sua evolução e problemática (1953-1989). In: LEWGOY, Alzira et al. (org.). Marginalidade e controle social. Porto Alegre, Secretaria da Justiça do Rio Grande do Sul, 1991. p. 241-386.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.