Memórias de professoras do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Estadual do Jacuí/RS
Palavras-chave:
Memória Social, Trajetórias Profissionais, Educação de Jovens e Adultos, Educadores PenitenciáriosResumo
O objetivo da pesquisa aqui apresentada é registrar trajetórias profissionais de professores que em algum momento tenham trabalhado com educação prisional na Penitenciária Estadual do Jacuí, incluindo, o Núcleo Estadual Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Sueli Rodrigues da Silva. O percurso metodológico envolveu investigação documental e entrevistas temáticas, permitindo dar visibilidade à história e à realidade vivida por educadores prisionais.
Referências
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual pra?tico. Petro?polis: Vozes, 2002.
BRAGA, Ana Gabriella Mendes. As funções da prisão no contexto contemporâneo. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 107, Mar/abril 2014.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012.
DUARTE, Alisson José Oliveira. “Celas de Aula” Professoralidade nos Presídios. Revista Encontro de Pesquisa em Educação On-Line, Uberaba, v.1, n.1, 2013, p. 25-36.
DEPEN. Segundo novos dados do Levantamento de Informações Penitenciárias do Depen, o número de presos em atividades educacionais dobrou em 2021. Publicado em 17/05/2022. Disponível em ??https://www.gov.br/senappen/pt-br/assuntos/noticias/segundo-novos-dados-do -levantamento-de-informacoes-penitenciarias-do-depen-o-numero-de-presos-em-atividades-educacionais-dobrou-em-2021
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
GARCIA, Vera L.; SOUZA, Alícia N. de. A narrativa e a pesquisa qualitativa. In: SILVA, Raimunda M. da et al (org.). Estudos qualitativos: Enfoques Teóricos e Técnicas de Coleta de Informações. Sobral: Edições UVA, 2018. p.199-210.
JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51-69, 2009.
MEIHY, José Carlos Sebe B. Manual de história oral. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 26 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10. 1993.
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
??SISDEPEN. Dados Estatísticos do Sistema Penitenciário. Acesso em 07/11/2023. Disponível em https://www.gov.br/senappen/pt-br/servicos/sisdepen
THIESEN, Icléia. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teórico-metodológica.Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.
WOLFF, Maria Palma. Prisões no Rio Grande do Sul: Aspectos de sua evolução e problemática (1953-1989). In: LEWGOY, Alzira et al. (org.). Marginalidade e controle social. Porto Alegre, Secretaria da Justiça do Rio Grande do Sul, 1991. p. 241-386.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.