Biocombustíveis Além da Química
Formação de Professores em uma Perspectiva CTSA
Palavras-chave:
BIOCOMBUSTÍVEIS, EDUCAÇÃO CTSA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SUSTENTABILIDADE, ENSINO DE CIENCIASResumo
O objetivo do estudo foi identificar os resultados de uma formação de professores com a temática "biocombustíveis além da química" em uma perspectiva CTSA e as QSC de Freire. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como metodologia os três momentos pedagógicos e para análise de dados, a ATD. Concluímos que a abordagem CTSA apresenta grande vantagem, frente ao ensino tradicional.
Referências
AIKENHEAD, Glen S. Educação científica para todos. Trad. Maria Teresa Oliveira. Lisboa: Edições Pedagogo, 2009.
ARROYO, Miguel González. A função social do ensino de ciências. Revista Enfoque. Brasília, ano 7, n 40, out/dez. 1998.
AULER, Décio. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, vol.1, número especial, novembro de 2007.
AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. Tese. Florianópolis: CED/UFSC, 2002.
CARVALHO, F. L.; SOUZA, G. A.; OLIVEIRA, M. G.; BATTESTIN, V.; TERRA, V. R. Ensino remoto de ciências utilizando o WhatsApp: construção de um biodigestor como método educacional na pedagogia da alternância. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologia, São Carlos, 2020. Anais eletrônico. São Carlos: UFSCar, 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/a rticle/view/1628> Acesso em: 26 de abr. 2021.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: Uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, v. 1, n. 22, p.89-100, 2003.
COBERN, W.W. & AIKENHEAD, G.S. Cultural Aspects of Learning Science. Part One. Kluwer Academic Publishers, 1998.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. C. A. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1988.
FREIRE, P. Educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: Características e problemas. Educação Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p/ 1355-1379, out-dez. 2010.
GATTI, B. A. E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).
GUERRA, E. P.; FUCHS, W. Biocombustível Renovável: Uso do Óleo Vegetal em Motores. Revista Acadêmica de Ciências Agrárias e Ambientais, v. 8, n. 1, p.103-112, Curitiba, PR, Janeiro/Março 2010.
GUIMARÃES, Mauro. A Dimensão Ambiental Na Educação. Campinas, Sp: Papirus, 1995 (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico. 1995. 107p.
IPEA. Instituto De Pesquisa Econômica Aplicada. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/index.html. Acesso em: 1 abr. 2022.
KRASILCHIK, Miriam. Reformar e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, 14(1), São Paulo, 2000.
LEI Nº 9.795, de 27 de Abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental.
LAUGKSCH, R. C.; SPARGO, P. E. Development of a Pool of Scientific Literacy Test- Items Based on Selected AAAS Literacy Goals. Science Education, v. 80, n. 2, p. 121-143, 1996a.
LINDEMANN, Renata H.; MUENCHEN, Cristiane; GONÇALVES, Fábio P.; GEHLEN, Simoni T. Biocombustíveis e o ensino de ciências: compreensões de professores que fazem pesquisa na escola. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 342- 358, 2009.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Teoria Crítica. In: FERRARO JÚNIOR, L. A. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, v. 1, p. 325-32, 2005.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Cosra. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. 2014.
LIB NEO CARLOS, José. Didática Velhos e novos temas, Edição do Autor, Maio de 2002.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. ljuí: Ed. Unijuí, 2011.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
MOREIRA, I. C. Há muita gente lá fora! A divulgação científica e o envolvimento dos brasileiros com a C&T. In: ______. FOGUEL, D.; SCHEUENSTUHL, M. C. B. (Org.) Desafios da Educação Técnico Cientifica no Ensino Médio. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciência. Cap 1, p. 112-125, 2018. Disponível em: <http://www.abc.org.br/IMG/pdf/desafios_da_educacao_tecnico-cientifica_no_ensino_medio.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2020.
PARENTE, E. J. S. Biodiesel: Uma aventura tecnológica num país engraçado. Fortaleza, CE. Tecbio, 2003.
ROCHA, K. S. V. ; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Uma prática de educação ambiental para discutir sustentabilidade no manguezal de nova almeida do estado do espírito santo. Revista eletrônica ensino, saúde e ambiente, v. 10, p. 218-237, 2017.
SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Orgs.) CTS e educação científica. Brasília: Editora UnB. 2011.
SANTOS, W. P dos; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2002.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.13, n. 3, p.333-352, 2008.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otavio Aloísio. Ensino de Química em Foco. 1ª ed. juí: Ed. Unijuí, 2011. 368 p.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. V. 14 n. 40. Jan./abr. 2009.
ZANON, L. B. Tendências curriculares no ensino de ciências/química: um olhar para a contextualização e a interdisciplinaridade como princípios da formação escolar. In ROSA, M. I. P; ROSSI, A. V. (Orgs). Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas, São Paulo: Atomo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.