Jogos e atividades lúdicas no desenvolvimento de habilidades metacognitivas na Educação Infantil

Autores

  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Jataí
  • Márcia Regina Gonçalves Cardoso Centro Universitário Mário Palmério
  • Josely Alves dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Metacognição, Neurociências, Aprendizagem, Jogos, Brincadeiras infantis

Resumo

O presente trabalho buscou investigar a Metacognição como campo de pesquisa e sua aplicação na   Educação Infantil, por meio das atividades lúdicas. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa. A pesquisa demonstrou que os jogos/brincadeiras podem contribuir no desenvolvimento de habilidades metacognitivas na educação infantil, na medida em que oportuniza a aquisição da função simbólica.

Biografias Autor

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

Márcia Regina Gonçalves Cardoso, Centro Universitário Mário Palmério

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Monte Carmelo/MG. Tem experiência na área de gestão educacional e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação infantil, Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, Educação Matemática, formação docente.

Josely Alves dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atuou como Analista Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais de 2006 a 2014 realizando atividades de assessoramento pedagógico às escolas estaduais do estado no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente trabalha no Laboratório do Curso de Pedagogia do Campus Pontal (UFU) e cursa Doutorado na Faculdade de Educação - UFU.

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Publicado

2023-05-22

Como Citar

Saramago de Oliveira, G., Santos, A. O., Gonçalves Cardoso, M. R., & dos Santos, J. A. (2023). Jogos e atividades lúdicas no desenvolvimento de habilidades metacognitivas na Educação Infantil. Revista Científica Foz, 5(1), 21. Obtido de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/251

Edição

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Artigo de temática livre

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