A Importância do Pensamento Computacional como Ferramenta para uma Aprendizagem Significativa

Autores

  • Fábio José de Araújo SEDUC-CE

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Novo Ensino Médio, Mundo Digital, Pensamento Crítico

Resumo

O estudo investigou a importância da disciplina Pensamento Computacional em uma turma de 2º ano do Novo Ensino Médio de uma escola pública do Ceará. A disciplina é vista como relevante e os métodos de ensino como eficazes, apesar de algumas dificuldades. Os alunos concordaram que a disciplina ajuda na compreensão do mundo digital, na resolução de problemas diários e no desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico. Há uma concordância parcial sobre a obrigatoriedade da disciplina nos currículos escolares.

Biografia do Autor

Fábio José de Araújo, SEDUC-CE

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Asunción, PY. Professor Efetivo de Biologia na Seduc-CE e Professor Efetivo de Geografia em Tianguá-CE.

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

ANDRÉ, Claudio F. O pensamento computacional como estratégia de aprendizagem, autoria digital e construção da cidadania. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 18, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CONFORTO, D.; CAVEDINI, P.; MIRANDA, R.; CAETANO, S. Pensamento computacional na educação básica: interface tecnológica na construção de competências do século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rbecm.v1i1.8481. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/848. Acesso em: 27 out. 2023.

DE SOUZA, Isabelle Maria Lima; DA SILVA RODRIGUES, Rivanilson; ANDRADE, Wilkerson. Introdução do pensamento computacional na formação docente para ensino de robótica educacional. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2016. p. 1265.

FANTINATI, Regiane Ezequiel; ROSA, Selma dos Santos. Pensamento computacional: Habilidades, estratégias e desafios na educaçao básica. Informática na educação: teoria & prática, v. 24, n. 1 Jan/Abr, 2021.

FRANÇA, Rozelma; FERREIRA, Victor; DE ALMEIDA, Luma; DO AMARAL, Haroldo. A disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22., 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p. 219-228. ISSN 2595-6175.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Goodanderson. Como o pensamento computacional pode impactar nosso futuro? [site]: LUMA ENSINO, 21 mar. 2023. Disponível em: https://lumaensino.com.br/blog/educacao-dos-filhos/2022/09/30/como-o-pensamento-computacional-pode-impactar-nosso-futuro/. Acesso em: 15 jun. 2023.

KAMINSKI, Márcia Regina; KLÜBER, Tiago Emanuel; BOSCARIOLI, Clodis. Pensamento computacional na educação básica: Reflexões a partir do histórico da informática na educação brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 604-633, 2021.

KUHLEMEIER, Hans; HEMKER, Bas. The impact of computer use at home on students’ Internet skills. Computers & education, v. 49, n. 2, p. 460-480, 2007.

LIBANEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da Associação Nacional de Educação–ANDE, v. 3, p. 11-19, 1983.

NASCIMENTO, Carlos Alexandre; SANTOS, Débora Abdalla; TANZI NETO, Adolfo. Pensamento computacional e interdisciplinaridade na educação básica: um mapeamento sistemático. 2018.

RAMOS, Henrique de Almeida. Pensamento Computacional na Educação Básica: uma proposta de aplicação pedagógica para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental do Distrito Federal. 2014.

SCHLÖGL, Lucas Eduardo et al. Ensino do pensamento computacional na educação básica. Revista de Sistemas e Computação-RSC, v. 7, n. 2, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

de Araújo, F. J. (2023). A Importância do Pensamento Computacional como Ferramenta para uma Aprendizagem Significativa. Revista Científica Foz, 6(2), 13. Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/285