A Inserção da Inteligência Artificial na Educação

repensando a prática pedagógica para o futuro

Autores

  • FABIO JOSE DE ARAUJO SEDUC-CE
  • Francisco José Barbosa PUC/SP

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Formação Docente, Prática Docente, Tecnologias Emergentes, Educação Tecnológica

Resumo

Este estudo teórico adotou como metodologia uma revisão de literatura. Foram selecionados dez estudos para examinar o uso da inteligência artificial (IA) no suporte à prática pedagógica. A pesquisa mapeou tendências, desafios e possibilidades da IA na educação, destacando-se a personalização do ensino e o apoio à prática docente, mas foram apontadas também dificuldades, como a formação de professores, a proteção de dados de professores e alunos e o acesso democrático ao conhecimento.

Biografia do Autor

FABIO JOSE DE ARAUJO, SEDUC-CE

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS; Professor de Biologia na Secretaria Estadual de Educação do Ceará – SEDUC/CE

Francisco José Barbosa, PUC/SP

Doutor em Ciências Sociais – PUC/SP; Orientador Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales;

Referências

ALMEIDA, J. C. P. Textos Gerados por Inteligência Artificial e suas Implicações no EAD. EaD em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e2083, 2023. DOI: 10.18264/eadf.v13i1.2083. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2083. Acesso em: 14 jun. 2024.

ÂNIMA EDUCAÇÃO. Revisão bibliográfica sistemática integrativa: a pesquisa baseada em evidência. Belo Horizonte: Grupo Ânima Educação, 2014.

ARAÚJO, F. J. Formação docente em tempos de crise: uma análise do cenário pandêmico e o papel das novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na prática docente. Formiga (MG): Editora MultiAtual, 2023.

ARAÚJO, F. J.; ALVES, J. L.; OLIVEIRA, Z. M.; MARQUES, C. D.; KIMURA, D. P. M.; CARRETERO, J. S.; DA SILVA, J.; DE BRITO, F. C. O ensino da matemática nos anos iniciais: as ferramentas de chatbots na construção de sequências didáticas. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 7721–7740, 2023. DOI: 10.55905/revconv.17n.1-466. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/4755. Acesso em: 14 jun. 2024.

ARAUJO, C. S. INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 53–60, 2024. DOI: 10.46550/ilustracao.v5i2.301. Disponível em: https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/301. Acesso em: 14 jun. 2024.

CATELAN, C. S. C.; FERNANDES, A. B.; RIBEIRO, R. V.; BATISTA, M. C.; CUNHA, M. R.; SANTOS, L. C. B.; SANTOS, S. M. A. V.; MONIZ, S. S. de O. R. O PAPEL DA INTELIGENCIA ARTIFICIAL NO ENSINO A DISTÂNCIA. REVISTA FOCO, [S. l.], v. 16, n. 12, p. e3806, 2023. DOI: 10.54751/revistafoco.v16n12-004. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/3806. Acesso em: 14 jun. 2024.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CRUZ, P. P. Inteligencia artificial con aplicaciones a la ingeniería. México D.F. Alfaomega Grupo Editor, 2010.

DUQUE, R. C. S.; SILVA, J. S.; LOUREIRO, V. J. S.; DARCANCHY, M.; ECCARD, A. F. C.; DURIGON, S.; PLACIDO, I. T. M.; SOUSA, T. S. R.; XAVIER , R. M. L.; OLIVEIRA, E. A. R. de. Tecnologias digitais associadas a ia na formação docente. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 4, p. e3651, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n4-053. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3651. Acesso em: 14 jun. 2024.

DUQUE, R. de C. S.; TURRA, M.; DOS SANTOS, A. A.; SOARES, L. G.; PASCON, D. M.; BERNARDINA, L. D.; PERES, H. H. C.; BARROS, M. W. B.; DO NASCIMENTO, I. J. B. M. F.; GOMES, D. J. R. de A.; SIMÕES, G. S.; DE OLIVEIRA, E. A. R. Formação de professores e a Inteligência Artificial: desafios e perspectivas. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 16, n. 7, p. 6864–6878, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.7-158. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1306. Acesso em: 14 jun. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, U. A. et al. METODOLOGIAS ATIVAS: DOCÊNCIA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 4, n. 7, p. e473535-e473535, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i7.3535. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3535. Acesso em: 14 jun. 2024.

MENTA, E.; BRITO, G. S. O papel da Inteligência Artificial no Ensino Tecnológico: implicações emergentes . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e232524, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2325. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2325. Acesso em: 14 jun. 2024.

MIRA, M. J. Aspectos conceptuales de la Inteligencia Artificial y la Ingeniería del Conocimiento. In: MÉNDEZ, J. T. P.; MORALES, R. M. INTELIGENCIA ARTIFICIAL Métodos, técnicas y aplicaciones. Aravanca: McGRAW-HILL, 2008. p. 3-30.

NARCISO, R.; SILVA, J. G.; RODRIGUES, O. R.; SOUZA, A. M. O.; CRUZ, L. A. X.; MORAIS, R. N. G. L. TRANSFORMAÇÃO E DESAFIOS: A INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 445–457, 2024. DOI: 10.51891/rease.v10i4.13498. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13498. Acesso em: 14 jun. 2024.

PERRENOUD, P. 10 Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2014.

RODRÍGUES, P. Inteligencia artificial cómo cambiará el mundo (y tu vida). Bilbao: Editora Deusto, 2018.

RUSSELL, S.; NORVING, P. Inteligência artificial. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

RUSSELL, S.; NORVING, P. Inteligencia artificial: um enfoque moderno. 2ª ed. Madrid: Atlas, Pearson Educación, S.A. 2004.

SANTOS, L. A.; ZIMMERMANN, J. A. T.; GUIMARÃES, U. A. A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 7, p. e371714-e371714, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i7.1714. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1714. Acesso em: 14 jun. 2024.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. 11ª ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados LTDA, 2011.

Downloads

Publicado

2025-02-09

Como Citar

DE ARAUJO, F. J., & Barbosa, F. J. (2025). A Inserção da Inteligência Artificial na Educação: repensando a prática pedagógica para o futuro. Revista Científica Foz, 7(2). Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/348

Edição

Seção

Artigos de temática livre