Discursos de odio y sus influencias en las comunidades escolares: ¿"cero sorpresa"?

Autores/as

  • João Paulo de Faria Cardozo Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Julio Cesar Alves dos Santos UFES
  • Nilda da Silva Pereira PUC (SP)
  • Arnor da Silva Ribeiro

Palabras clave:

nazifacismo, comportamientos, intolerancia, fuerza, escuelas

Resumen

El artículo reflexiona sobre hablas de odio y su influjo en escuelas. A lo largo de una investigación bibliográfica cualitativa, analiza los conceptos de poder y actitudes desde una perspectiva de Foucault, debate con Mitcham, Jr. (1996), Arendt (1999), Candiotto (2012), Dias (2019, 2021), Guimarães (2019), Trevisan (2020) y Freire (1987). Hay necesidad de frenar prejuicios, discriminación y odio en escuelas, difundidos por la web.

Biografía del autor/a

João Paulo de Faria Cardozo, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação pelo UNIVC-ES, especialista em Educação Física Escolar e Esportiva pela UVV- ES, professor de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Vila Velha, pesquisador na Área de Formação de Professores e Sindicalismo Docente, dirigente sindical.

Julio Cesar Alves dos Santos, UFES

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), licenciado em Línguas, Letras e Pedagogia; Pedagogia e História – respectivamente pela Faculdade de Educação da Serra (Fase) e pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell - Iseed; especialista em Planejamento Educacional, pelas Faculdades São Gonçalo, Rio de Janeiro; em Psicopedagogia, pela Fase; e em Gestão Escolar: Inspeção, Orientação e Supervisão, pela Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Viana (Fesav); professor de História na Rede Estadual do Espírito e de História da Educação no Ensino Superior; jornalista.

Nilda da Silva Pereira, PUC (SP)

Doutora e Mestra em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-doutora em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha (UVV-ES), professora do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação, do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC-ES).

Arnor da Silva Ribeiro

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em História Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), licenciado em História pela UFMS e jornalista.

Citas

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Publicado

2024-11-01

Cómo citar

de Faria Cardozo, J. P., Alves dos Santos, J. C., Pereira, N. da S., & Ribeiro , A. da S. (2024). Discursos de odio y sus influencias en las comunidades escolares: ¿"cero sorpresa"?. Revista Científica Foz, 7(2). Recuperado a partir de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/310

Número

Sección

Artigos de temática livre