O discurso do ódio e suas influências nas comunidades escolares: “surpresa zero”?

Autores

  • João Paulo de Faria Cardozo Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Julio Cesar Alves dos Santos UFES
  • Nilda da Silva Pereira PUC (SP)
  • Arnor da Silva Ribeiro

Palavras-chave:

comportamentos, discursos de ódio, intolerância, poder, escolas

Resumo

O artigo reflete sobre o discurso de ódio e suas influências nas escolas. Por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica, analisam-se os conceitos de poder e atitudes na perspectiva foucaultiana, debate com Mitcham, Jr. (1996), Arendt (1999), Candiotto (2012), Dias (2019, 2021), Guimarães (2019), Trevisan (2020) e Freire (1987). Conclui-se que urge coibir preconceito, discriminação e ódio nas escolas, propagados via meios digitais.

Biografia do Autor

João Paulo de Faria Cardozo, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação pelo UNIVC-ES, especialista em Educação Física Escolar e Esportiva pela UVV- ES, professor de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Vila Velha, pesquisador na Área de Formação de Professores e Sindicalismo Docente, dirigente sindical.

Julio Cesar Alves dos Santos, UFES

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), licenciado em Línguas, Letras e Pedagogia; Pedagogia e História – respectivamente pela Faculdade de Educação da Serra (Fase) e pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell - Iseed; especialista em Planejamento Educacional, pelas Faculdades São Gonçalo, Rio de Janeiro; em Psicopedagogia, pela Fase; e em Gestão Escolar: Inspeção, Orientação e Supervisão, pela Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Viana (Fesav); professor de História na Rede Estadual do Espírito e de História da Educação no Ensino Superior; jornalista.

Nilda da Silva Pereira, PUC (SP)

Doutora e Mestra em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-doutora em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha (UVV-ES), professora do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação, do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC-ES).

Arnor da Silva Ribeiro

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em História Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), licenciado em História pela UFMS e jornalista.

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

de Faria Cardozo, J. P., Alves dos Santos, J. C., Pereira, N. da S., & Ribeiro , A. da S. (2024). O discurso do ódio e suas influências nas comunidades escolares: “surpresa zero”?. Revista Científica Foz, 7(2). Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/310

Edição

Seção

Artigos de temática livre