O discurso do ódio e suas influências nas comunidades escolares
Palavras-chave:
comportamentos, discursos de ódio, intolerância, poder, escolasResumo
O artigo analisa narrativas de ódio que influencia comportamentos discriminatórios contra pessoas que pensam diferente. A pesquisa qualitativa de estudo de caso da realidade atual analisa: discursos de ódio, poder e comportamento na teoria do discurso de Foucault (1996). Indaga: Os discursos têm provocado agressões extremas em escolas? Identifica casos ocorridos nos últimos anos e reflete a importância do trabalho cooperativo de modo a coibir a violência nas escolas apresentando recomendações governamentais e sindicais.
Referências
AGÊNCIA SENADO. Confundida com liberdade de expressão, apologia ao nazismo cresce no Brasil desde 2019. Disponível: <https://www12.senado. leg.br/ noticias/info-materias/2021/08/confundida-com-liberdade-de-expressao-apologia-ao-nazismo-cresce-no-brasil-a-partir-de-2019>. Acesso em 05 nov. 2022.
ALBRIGHT, Madeleine. Fascismo. Um alerta. São Paulo: Crítica, 2018
ALESI, Gil e HOFMEISTER, Naira. Sites neonazistas crescem no Brasil espelhados no discurso de Bolsonaro, aponta ONG. 09 de julho de 2020. Disponível em: Sites neonazistas crescem no Brasil espelhados no discurso de Bolsonaro, aponta ONG | Atualidade | EL PAÍS Brasil (elpais.com). Acessado em 15/02/2020.
BRAPSI. Lima, Eliel. Psicologia das massas e analise do Brasil: células nazifascistas na psique grupal e as escolas como. Disponível: https://www.brapsi. com.br/post/psi- co- logia-das-massas-e-analise-do-brasil-c%C3%A9lulas-nazifascistas-na-psique-gru-pal-e-as-escolas-como. Acesso em 10 nov. 2023.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. Disponível em Acesso em 05 nov. 2022.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretri- zes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. <http://www.planalto. gov.br/ccivil_ 03/leis/ l9394. htm> Acesso 05 nov. 2022.
BRASIL 247. “Fascismo juvenil” não pode ficar impune; adolescentes em conflito com a Lei devem ser punidos. Disponível: <https://www.brasil247.com/blog/fascismo-juve- nil-nao-pode-ficar-impune-adolescentes-em-conflito-com-a-lei-devem-ser-unidos>. Acesso em 03 nov. 2022.
BRASIL DE FATO. Há uma onda neonazista no Brasil? Entenda o que dizem os números e especialistas no tema. Disponível: . Acesso em 05 nov. 2022.
BRASIL E FATO. Sindicato traz estudo sobre violência nas escolas e rechaça polícia em locais de ensino. Disponível: https://www.brasildefato.com.br/2023/03/28/ sindicato-traz-estudo-sobre-violencia-nas-escolas-e-rechaca-policia-em-locais-de-ensino
CORE EDUCAÇÃO. O fascismo faz escola: avança a militarização da educação pú-blica. Disponível: <https://www.coreduc.org/2018/04/03/avanca-a-militarizacao-da-educacao-publica/>. Acesso em 05nov. 2022.
BRONOSKI, Bruna. Vamo compra arma: alunos de colégios de elite não aceitam vitória de Lula. Disponível em >https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2022/11/04/vamo-compra-arma-alunos-de-colegios-de-elite-nao-aceitam-vitoria-de lula.htm< Acesso em: 30 novembro de 2022.
FALCON, F. J. C. Fascismo: Autoritarismo e Totalitarismo. In: DA SILVA, José Luiz Werneck (Org). O feixe e o prisma. Uma revisão do Estado Novo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991, p. 29-43
FERRO, Luiz Roberto Marquezi; DE OLIVEIRA, Aislan José; CASANOVA, Gabriele Bueno. OS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 4, n. 4, p. e442952-e442952, 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42
KONDER, Leandro. Introdução ao fascismo. Rio de Janeiro: Graal, Biblioteca de Ciências Sociais, 1991
MIOLA, Jeferson. Fascismo juvenil não pode ficar impune adolescentes em conflito com a lei devem ser punidos. www.brasil247.com 2022. Disponível em: < https://www.brasil247.com/blog/fascismo-juvenil-nao-pode-ficar-impune-adolescentes-em-conflito-com-a-lei-devem-ser-punidos >. Acesso em: 30 novembro de 2022.
NOLTE, Ernst. O fascismo como fenômeno metapolítico. In: RODRIGUES, A. E. M. (Org) Fascismo. Rio de Janeiro: Eldorado, 1974.
OLIVEIRA, E. A. S. Dispositivos, escolas e infantilidade: um estudo foucaultiano em escrileituras. 2013. 133f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2013.
SILVA, Calebe Rodrigues da. Cuidado, é “de menor”: adolescência e criminologia midiática no programa policialesco Cidade 190. Monografia apresentada ao Curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2019
SILVA, Daniel Neves. "Nazismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola. uol.com.br/historiag/nazismo.htm. Acesso em 28 de novembro de 2023.
VAN DIJK, T. Discourse, context, cognition. Discourse Studies, 8, n. 1, 2006. 159-177.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.