Precios de productos y servicios: un análisis bibliométrico

Uma Análise Bibliométrica

Autores/as

  • Gustavo Castro Araújo Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.
  • Vanielle Aparecida do Patrocinio Gomes Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Bruna Campanharo Batista Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.
  • Rodrigo Randow de Freitas BEJARANO M. La importancia de la labor editorial. Rev Colomb Cir [Internet]. 2008. BORDEN, N.H. The Concept of the Marketing Mix. Journal of Advertising Research, 4, 2-7. 1964. Disponível em: http://www.jar.warc.com. Acesso em: 11 ago. 2022. CALVOSA, M. V. D.; QUEIROZ, A. R. dos R. R. de; FERNANDES, A. L. M.; FERREIRA, M. Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, RJ, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/85353. Acesso em: 11 ago. 2022. CARRETA, G. F; REIS, D. R.; ROCHA, A. C. Inovação e modelos de negócio: um estudo bibliométrico da produção científica na base de dados Web of Science. Gest. Prod., São Carlos, v. 23, n. 2, p. 433-444, 2016. CHURCHILL Jr., G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para o cliente. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. DEMICHURKI, R.; KOVALESKI, J.; CRUZ, C. Análise de custos para o estabelecimento de um sistema de precificação de serviços : um estudo de caso. IV Congresso brasileiro de engenharia de produção, 2014. FARIA, C. J.; NOVIS, A. T. M. Análise dos métodos de precificação aplicados ao setor de educação: um estudo de caso. p. 90, 2015. INGENBLEEK, P.; VAN DER LANS, I. A. Relating price strategies and price-setting practices. European Journal of Marketing, v. 47, n. 1/2, p. 27-48, 2013. JENAL, S.; VITURI, D. W.; EZAÍAS, M.G.; SILVA, L. A.; CALIRI, M. H. L. O processo de revisão por pares: uma revisão integrativa de literatura. Acta Paul Enferm, v. 25, n. 5, p. 802-8. 2012. LACERDA, R. T. de O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gestão & Produção, v. 19, n. 1, p. 59–78, 2012. LARENTIS, F.; MILAN, G. S.; DE TONI, D.; GAVA, A. M. Formação e estratégias de preços: um estudo quantitativo-descritivo sobre as práticas de empresas da Serra Gaúcha. Revista Análise, v. 24, n. 1, p. 28-41, 2013. LI, ZHE; OUYANG, MINGGAO. The pricing of charging for electric vehicles in China-Dilemma and solution. Energy, 2011. LIM, SUNGMOOK. A joint optimal pricing and order quantity model under parameter uncertainty and its practical implementation. Omega-International Journal Of Management Science, 2013. LIMA, V. Z.; EBERLE, L.; BAGGIO, D. Análise bibliométrica sobre a intenção de recompra na base de dados Scielo no período de 2008 a 2013. International Journal of Business & Marketing (IJBMKT), Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2016, 87–99. MACHADO JÚNIOR, C.; SOUZA, M. T. S.; PALMISANO, A.; CAMPANÁRIO, M. A.; PARISOTTO, I. R. S. Análise de Viabilidade de Utilizar as Leis da Bibliometria em Diferentes Bases de Pesquisa. XXXVIII Encontro da ANPAD, p. 1–16, 2014. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2014_EnANPAD_EPQ762.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022. NICHELE, M.; MILAN, G. S. Fundamentos estratégicos e decisões de preço. In: MILAN, G. S.; BRANCHI, N. V. L. (org.). Administração mercadológica: teoria e pesquisas. v. 2. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. cap. 7, p. 151-180. PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation,v.25, n.4, p. 348-349, Dec. 1969. RAMOS, P. M.; MAYA, P. C. C.; BORNIA, A. C. Um estudo científico do componente preço e sua relação com o marketing mix de produto brasileiro de exportação: uma pesquisa multicasos nas empresas do consórcio de exportação de calçados de São João Batista/Santa Catarina. In: ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. 29. Brasília, 2005. Anais... Brasília: ANPAD, 2005. RIBEIRO, H. J.; MORAES, M. C. C.; VIEIRA, R. A.; CARVALHO, V. S. Precificação e lucratividade. XIV Congresso Brasileiro de Custos, 2007. SANTOS, R. V. Planejamento do Preço de Venda. Caderno de Estudos, São Paulo, FIPECAFI, v.9, n.15, p.60 – 74, janeiro/junho 1997. SOARES, P. B.; CARNEIRO, T. C. J.; CALMON, J. L.; CASTRO, L.O.C.O. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 175-185, jan./mar. 2016. SOON, W. A review of multi-product pricing models. Applied Mathematics and Computation, v. 217, n. 21, p. 8.149-8.165, 2011. TARTAROTTI, L.; DIAS, D. T. A.; TONI, D. Impacto da marca versus impacto do preço para a decisão de compra do consumidor: um estudo teórico oriundo de uma pesquisa bibliométrica na base de dados scopus. Revista Inteligência Competitiva, v. 8, n. 4, 2018. VANTI, N.A; COSTA, J. A.F.; SILVA. I.C.O. Fator de Impacto Web: proposta de um novo cálculo. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, v. 3, 2012, p. A40. YOSHIDA, N. D. Análise bibliométrica: um estudo aplicado à previsão tecnológica. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 2, n. 1, p. 52–84, 2010.

Palabras clave:

Análise bibliométrica, Produção científica, Precificação, Produtos, Serviços

Resumen

Los desafíos para la correcta fijación de precios de productos y servicios son numerosos, por lo que se buscó utilizar la bibliometría para la recolección y el análisis, habiéndose encontrado 383.524 artículos relacionados con el tema. Después de los filtros, se obtuvieron 34 artículos que apuntaban a modelos/métodos para ayudar con la fijación de precios, 16 para el término "producto" y 18 para "servicio". Por lo tanto, se concluyó que el tema requiere estudios y definición de estrategias como base para acciones encaminadas a una mejor fijación de precios.

Biografía del autor/a

Gustavo Castro Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Graduando em Engenharia de Produção – Departamento de Engenharias e Tecnologia (DETEC), Universidade Federal do Espírito Santo.

Vanielle Aparecida do Patrocinio Gomes, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, São Paulo, São Paulo, Brasil

Atualmente Gerente de Projeto do Módulo de Caracterização Socioeconômica do PMAP. Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES. Pós-Graduada em Direito Público com Ênfase em Gestão Pública com capacitação para Magistério Superior pela Faculdade Damásio na Unidade de Colatina-ES. Mestra em Energia pela Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES. Pós-Graduada em Geração e Uso de Energia pela Faculdade Descomplica EAD. Destaque em produções textuais e atividades de pesquisa sobre Identificação e Caracterização de Potencialidade Social Econômica e Ambiental; Método de tomada de decisão com multicritérios - AHP; Atividade Pesqueira; Eficiência Energética e Energia Eólica. (Texto informado pelo autor)

Bruna Campanharo Batista, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016), com complementação pedagógica em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2019). Com especialização em Logística e Cadeia de Suprimento (Unopar - 2017) e mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (UFES - 2018). Foi docente da Escola Técnica Master de 2013 à 2016, em que ministrou as disciplinas: gestão de estoque e demanda; gestão empreendedora; e planejamento e controle da produção e suprimento. Também deu aula para o técnico integrado e regular disponibilizado pelo Estado do Espírito Santo, com as disciplinas: Administração de Logística, Administração de estoque e armazenamento e Logística Reversa, em 2018. Atuou como analista de logística na empresa Aymorés Embalagens. Portanto, tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeia de suprimentos; logística reversa; instrumentos econômicos; custos logísticos; planejamento e controle da produção; produtividade; estratégias de marketing. (Texto informado pelo autor)

Rodrigo Randow de Freitas, BEJARANO M. La importancia de la labor editorial. Rev Colomb Cir [Internet]. 2008. BORDEN, N.H. The Concept of the Marketing Mix. Journal of Advertising Research, 4, 2-7. 1964. Disponível em: http://www.jar.warc.com. Acesso em: 11 ago. 2022. CALVOSA, M. V. D.; QUEIROZ, A. R. dos R. R. de; FERNANDES, A. L. M.; FERREIRA, M. Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, RJ, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/85353. Acesso em: 11 ago. 2022. CARRETA, G. F; REIS, D. R.; ROCHA, A. C. Inovação e modelos de negócio: um estudo bibliométrico da produção científica na base de dados Web of Science. Gest. Prod., São Carlos, v. 23, n. 2, p. 433-444, 2016. CHURCHILL Jr., G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para o cliente. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. DEMICHURKI, R.; KOVALESKI, J.; CRUZ, C. Análise de custos para o estabelecimento de um sistema de precificação de serviços : um estudo de caso. IV Congresso brasileiro de engenharia de produção, 2014. FARIA, C. J.; NOVIS, A. T. M. Análise dos métodos de precificação aplicados ao setor de educação: um estudo de caso. p. 90, 2015. INGENBLEEK, P.; VAN DER LANS, I. A. Relating price strategies and price-setting practices. European Journal of Marketing, v. 47, n. 1/2, p. 27-48, 2013. JENAL, S.; VITURI, D. W.; EZAÍAS, M.G.; SILVA, L. A.; CALIRI, M. H. L. O processo de revisão por pares: uma revisão integrativa de literatura. Acta Paul Enferm, v. 25, n. 5, p. 802-8. 2012. LACERDA, R. T. de O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gestão & Produção, v. 19, n. 1, p. 59–78, 2012. LARENTIS, F.; MILAN, G. S.; DE TONI, D.; GAVA, A. M. Formação e estratégias de preços: um estudo quantitativo-descritivo sobre as práticas de empresas da Serra Gaúcha. Revista Análise, v. 24, n. 1, p. 28-41, 2013. LI, ZHE; OUYANG, MINGGAO. The pricing of charging for electric vehicles in China-Dilemma and solution. Energy, 2011. LIM, SUNGMOOK. A joint optimal pricing and order quantity model under parameter uncertainty and its practical implementation. Omega-International Journal Of Management Science, 2013. LIMA, V. Z.; EBERLE, L.; BAGGIO, D. Análise bibliométrica sobre a intenção de recompra na base de dados Scielo no período de 2008 a 2013. International Journal of Business & Marketing (IJBMKT), Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2016, 87–99. MACHADO JÚNIOR, C.; SOUZA, M. T. S.; PALMISANO, A.; CAMPANÁRIO, M. A.; PARISOTTO, I. R. S. Análise de Viabilidade de Utilizar as Leis da Bibliometria em Diferentes Bases de Pesquisa. XXXVIII Encontro da ANPAD, p. 1–16, 2014. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2014_EnANPAD_EPQ762.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022. NICHELE, M.; MILAN, G. S. Fundamentos estratégicos e decisões de preço. In: MILAN, G. S.; BRANCHI, N. V. L. (org.). Administração mercadológica: teoria e pesquisas. v. 2. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. cap. 7, p. 151-180. PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation,v.25, n.4, p. 348-349, Dec. 1969. RAMOS, P. M.; MAYA, P. C. C.; BORNIA, A. C. Um estudo científico do componente preço e sua relação com o marketing mix de produto brasileiro de exportação: uma pesquisa multicasos nas empresas do consórcio de exportação de calçados de São João Batista/Santa Catarina. In: ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. 29. Brasília, 2005. Anais... Brasília: ANPAD, 2005. RIBEIRO, H. J.; MORAES, M. C. C.; VIEIRA, R. A.; CARVALHO, V. S. Precificação e lucratividade. XIV Congresso Brasileiro de Custos, 2007. SANTOS, R. V. Planejamento do Preço de Venda. Caderno de Estudos, São Paulo, FIPECAFI, v.9, n.15, p.60 – 74, janeiro/junho 1997. SOARES, P. B.; CARNEIRO, T. C. J.; CALMON, J. L.; CASTRO, L.O.C.O. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 175-185, jan./mar. 2016. SOON, W. A review of multi-product pricing models. Applied Mathematics and Computation, v. 217, n. 21, p. 8.149-8.165, 2011. TARTAROTTI, L.; DIAS, D. T. A.; TONI, D. Impacto da marca versus impacto do preço para a decisão de compra do consumidor: um estudo teórico oriundo de uma pesquisa bibliométrica na base de dados scopus. Revista Inteligência Competitiva, v. 8, n. 4, 2018. VANTI, N.A; COSTA, J. A.F.; SILVA. I.C.O. Fator de Impacto Web: proposta de um novo cálculo. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, v. 3, 2012, p. A40. YOSHIDA, N. D. Análise bibliométrica: um estudo aplicado à previsão tecnológica. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 2, n. 1, p. 52–84, 2010.

tualmente Professor Adjunto do curso de Engenharia de Produção em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES (2015). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Aquacultura pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2011; Mestrado em Aquacultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006); Especialização em Educação e Gestão Ambiental (Faculdade Saberes - 2003); e Graduação em Administração de Empresas: ênfase em análise de sistemas (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória - 2001). Experiência na área de Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro, Gestão de processos e produtos, análise de cadeias produtivas e Planejamento Estratégico. Em especial para a área de Engenharia, destacam-se diversos artigos, resumos e projetos executados e em andamento, citemos por exemplo, os projetos: Produção de biomassa microalgal e extração de bio-óleo; Chamada CNPq/VALE 05/2012 -Forma-Engenharia; Chamada Pública MCTI/CNPq/SPMPR/Petrobrás 18/2013 - Meninas e Jovens/FAPES; Estudo de viabilidade econômica da pirólise de casca de macadamia, dentre outros. (Texto informado pelo autor)

Citas

BEJARANO M. La importancia de la labor editorial. Rev Colomb Cir [Internet]. V. 23, n.1, p. 4-5, 2008.

BORDEN, N.H. The Concept of the Marketing Mix. Journal of Advertising Research, 4, 2-7. 1964. Disponível em: http://www.jar.warc.com. Acesso em: 11 ago. 2022.

CALVOSA, M. V. D.; QUEIROZ, A. R. dos R. R. de; FERNANDES, A. L. M.; FERREIRA, M. Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, RJ, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/85353. Acesso em: 11 ago. 2022.

CARRETA, G. F; REIS, D. R.; ROCHA, A. C. Inovação e modelos de negócio: um estudo bibliométrico da produção científica na base de dados Web of Science. Gest. Prod., São Carlos, v. 23, n. 2, p. 433-444, 2016.

CHURCHILL Jr., G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para o cliente. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

DEMICHURKI, R.; KOVALESKI, J.; CRUZ, C. Análise de custos para o estabelecimento de um sistema de precificação de serviços?: um estudo de caso. In: ConBRepro - Congresso brasileiro de engenharia de produção, 4. Pronta Grossa, 2014. Anais... Pronta Grossa: APREPRO, 2014.

FARIA, C. J.; NOVIS, A. T. M. Análise dos métodos de precificação aplicados ao setor de educação: um estudo de caso. p. 90, 2015.

INGENBLEEK, P.; VAN DER LANS, I. A. Relating price strategies and price-setting practices. European Journal of Marketing, v. 47, n. 1/2, p. 27-48, 2013.

JENAL, S.; VITURI, D. W.; EZAÍAS, M.G.; SILVA, L. A.; CALIRI, M. H. L. O processo de revisão por pares: uma revisão integrativa de literatura. Acta Paul Enferm, v. 25, n. 5, p. 802-8. 2012.

LACERDA, R. T. de O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gestão & Produção, v. 19, n. 1, p. 59–78, 2012.

LARENTIS, F.; MILAN, G. S.; DE TONI, D.; GAVA, A. M. Formação e estratégias de preços: um estudo quantitativo-descritivo sobre as práticas de empresas da Serra Gaúcha. Revista Análise, v. 24, n. 1, p. 28-41, 2013.

LI, ZHE; OUYANG, MINGGAO. The pricing of charging for electric vehicles in China-Dilemma and solution. Energy, v. 36, n.9, p. 5765-5778, 2011.

LIM, SUNGMOOK. A joint optimal pricing and order quantity model under parameter uncertainty and its practical implementation. Omega-International Journal Of Management Science, v.41, n.6, p.998-1007, 2013.

LIMA, V. Z.; EBERLE, L.; BAGGIO, D. Análise bibliométrica sobre a intenção de recompra na base de dados Scielo no período de 2008 a 2013. International Journal of Business & Marketing (IJBMKT), Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 87–99, 2016.

MACHADO JÚNIOR, C.; SOUZA, M. T. S.; PALMISANO, A.; CAMPANÁRIO, M. A.; PARISOTTO, I. R. S. Análise de Viabilidade de Utilizar as Leis da Bibliometria em Diferentes Bases de Pesquisa. XXXVIII Encontro da ANPAD, p. 1–16, 2014. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2014_EnANPAD_EPQ762.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.

NICHELE, M.; MILAN, G. S. Fundamentos estratégicos e decisões de preço. In: MILAN, G. S.; BRANCHI, N. V. L. (org.). Administração mercadológica: teoria e pesquisas. v. 2. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. cap. 7, p. 151-180.

PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation,v.25, n.4, p. 348-349, Dec. 1969.

RAMOS, P. M.; MAYA, P. C. C.; BORNIA, A. C. Um estudo científico do componente preço e sua relação com o marketing mix de produto brasileiro de exportação: uma pesquisa multicasos nas empresas do consórcio de exportação de calçados de São João Batista/Santa Catarina. In: ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. 29. Brasília, 2005. Anais... Brasília: ANPAD, 2005.

RIBEIRO, H. J.; MORAES, M. C. C.; VIEIRA, R. A.; CARVALHO, V. S. Precificação e lucratividade. In: CBC - Congresso Brasileiro de Custos. 14. João Pessoa, 2007. Anais... São Leopoldo: ABC, 2007

SANTOS, R. V. Planejamento do Preço de Venda. Caderno de Estudos, São Paulo, FIPECAFI, v.9, n.15, p.60 – 74, janeiro/junho 1997.

SOARES, P. B.; CARNEIRO, T. C. J.; CALMON, J. L.; CASTRO, L.O.C.O. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 175-185, jan./mar. 2016.

SOON, W. A review of multi-product pricing models. Applied Mathematics and Computation, v. 217, n. 21, p. 8.149-8.165, 2011.

TARTAROTTI, L.; DIAS, D. T. A.; TONI, D. Impacto da marca versus impacto do preço para a decisão de compra do consumidor: um estudo teórico oriundo de uma pesquisa bibliométrica na base de dados scopus. Revista Inteligência Competitiva, v. 8, n. 4, p. 121-140, 2018.

VANTI, N.A; COSTA, J. A.F.; SILVA. I.C.O. Fator de Impacto Web: proposta de um novo cálculo. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, v. 3, n. , p. A40, 2012.

YOSHIDA, N. D. Análise bibliométrica: um estudo aplicado à previsão tecnológica. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 2, n. 1, p. 52–84, 2010.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

Araújo, G. C., Gomes, V. A. do P., Batista, B. C., & Freitas, R. R. de. (2023). Precios de productos y servicios: un análisis bibliométrico: Uma Análise Bibliométrica. Revista Científica Foz, 6(1), 16. Recuperado a partir de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/256