Organização Didática

Ensinar Matemática por Competências e Habilidades nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Jataí
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Camila Rezende Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Didática, Ensino de Matemática, Competências e Habilidades

Resumo

Esse estudo por objetivo provocar reflexões aos professores que ensinam Matemática e situar as perspectivas e desafios para desenvolverem uma didática por Competências e Habilidades em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em conformidade com o documento normativo da BNCC – Base Nacional Comum Curricular homologada em 2017. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, cujo objeto de análise foi o arcabouço documental que inclui, entre outros, documentos oficiais da educação. O estudo possibilitou concluir que o ensino de Matemática, deve ter como foco, ir além da utilização de fórmulas matemáticas, desenvolvendo nos estudantes Competências e Habilidades. O planejamento do professor deverá ser por competências, utilizando metodologias adequadas, organizar situações de aprendizagem que permitam ao estudante se expressar sobre o tema estudado, tornando-os protagonistas de sua própria aprendizagem.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Jataí

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente convidado dos cursos de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP – Monte Carmelo – MG, Docente da Educação Básica.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Curso de Pedagogia e do PPGED/FACED/UFU.

Camila Rezende Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia.  Docente da Educação Básica.

Referências

BEHAR, P. A. (Org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC do Ensino Fundamental. MEC. Disponível em: Acesso em: 19 de abr. de 2018.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Área de Matemática Brasília: MEC, 1997.

_______. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo básico de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do ensino fundamental. Brasília, DF: MEC, 2012b.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

GARCIA, V.P. C- Prática Pedagógica e necessidades educacionais especiais: a relação didática em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.

Gil, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 2007.

MAIA, C. M.; BONATO, F. S. S.; NOVAIS, I.P.; SOUZA, M. A. V. F. KRUTETSKII: A individualidade das habilidades matemáticas. In: SOUZA, M. A. V. F.e COMARÚ, M. W. (Orgs.). Ensino e aprendizagem na visão de grandes pensadores. Vitória- ES. Edifes, 2017.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Acessado em 25/09/2018 disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/metodologias_m. p

NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Ano 9, n.9-10, (2004-2005), p.1-6

PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recurso didático na formação de professores. In: LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. São Paulo: Autores Associados, 2006.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

________. Construir competências é virar as costas aos saberes? In: Pátio. Revista Pedagógica. Porto Alegre, n. 11, p. 15-19, nov. 1999. Disponível em: http://www.unige.ch/fapse/SSE/. Acesso em: 25 out. 2022.

SANTOS, A. O; OLIVEIRA, G. S.; RODRIGUES, M. C.; BORGES, F.F.D.T. A teoria das habilidades cognitivas e o ensino-aprendizagem de matemática. Cadernos da Fucamp, v.20, n.45, 2021.

TOLEDO, M. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

VYGOTSKY, L S. Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2009

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Santos, A. O., Saramago de Oliveira, G., & Rezende Oliveira, C. (2023). Organização Didática: Ensinar Matemática por Competências e Habilidades nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Científica Foz, 6(2), 17. Recuperado de https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/292

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)