Organização Didática
Ensinar Matemática por Competências e Habilidades nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Didática, Ensino de Matemática, Competências e HabilidadesResumo
Esse estudo por objetivo provocar reflexões aos professores que ensinam Matemática e situar as perspectivas e desafios para desenvolverem uma didática por Competências e Habilidades em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em conformidade com o documento normativo da BNCC – Base Nacional Comum Curricular homologada em 2017. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, cujo objeto de análise foi o arcabouço documental que inclui, entre outros, documentos oficiais da educação. O estudo possibilitou concluir que o ensino de Matemática, deve ter como foco, ir além da utilização de fórmulas matemáticas, desenvolvendo nos estudantes Competências e Habilidades. O planejamento do professor deverá ser por competências, utilizando metodologias adequadas, organizar situações de aprendizagem que permitam ao estudante se expressar sobre o tema estudado, tornando-os protagonistas de sua própria aprendizagem.
Referências
BEHAR, P. A. (Org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC do Ensino Fundamental. MEC. Disponível em: Acesso em: 19 de abr. de 2018.
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Área de Matemática Brasília: MEC, 1997.
_______. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo básico de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do ensino fundamental. Brasília, DF: MEC, 2012b.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
GARCIA, V.P. C- Prática Pedagógica e necessidades educacionais especiais: a relação didática em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
Gil, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 2007.
MAIA, C. M.; BONATO, F. S. S.; NOVAIS, I.P.; SOUZA, M. A. V. F. KRUTETSKII: A individualidade das habilidades matemáticas. In: SOUZA, M. A. V. F.e COMARÚ, M. W. (Orgs.). Ensino e aprendizagem na visão de grandes pensadores. Vitória- ES. Edifes, 2017.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Acessado em 25/09/2018 disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/metodologias_m. p
NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Ano 9, n.9-10, (2004-2005), p.1-6
PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recurso didático na formação de professores. In: LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. São Paulo: Autores Associados, 2006.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
________. Construir competências é virar as costas aos saberes? In: Pátio. Revista Pedagógica. Porto Alegre, n. 11, p. 15-19, nov. 1999. Disponível em: http://www.unige.ch/fapse/SSE/. Acesso em: 25 out. 2022.
SANTOS, A. O; OLIVEIRA, G. S.; RODRIGUES, M. C.; BORGES, F.F.D.T. A teoria das habilidades cognitivas e o ensino-aprendizagem de matemática. Cadernos da Fucamp, v.20, n.45, 2021.
TOLEDO, M. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.
VYGOTSKY, L S. Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2009
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.